A origem do vento vem do fluxo dos gases em curta escala, que consiste no deslocamento das massas de ar, fazendo assim, com que esse fenômeno, seja uma consequência do movimento do ar de um ponto no qual a pressão atmosférica, vai ser mais alta na direção de um ponto onde ela é mais baixa, como é o caso da Terra.
E ele só vai se modificar, caso haja interferência na pressão atmosférica. E Para que se perceba tal modificação é necessário analisar: a temperatura e a altitude, das zonas de baixa altitude e de alta pressão atmosférica, e também a zona de elevada altitude e a de baixa pressão atmosférica. Fazendo isso é possível constatar a diferença do vento, na Terra.
Já no espaço sideral, o vento solar, como assim é chamado, nada mais é do que o movimento de gases ou partículas, carregadas do sol, por meio do espaço. Enquanto o vento planetário é a liberação dos elementos químicos gasosos, que possui na atmosfera de um determinado planeta.
Enfim, as suas origens vão depender de onde ele se encontra, pois em cada espaço a sua composição pode ser diferente. No mais, ele ainda vai poder estar sendo classificado, por: Escala, Velocidade e seus tipos de Força, Regiões onde se encontram e Efeitos.
Por exemplo: Quando se trata de ventos mais fortes, podemos estar os observando em um planeta do sistema solar, podendo ser assim o Netuno ou ainda Saturno.
Importância e Medição da Velocidade
No mais, os ventos são de suma importância na dinâmica terrestre, devido eles serem: modeladores do relevo, transportar a umidade dos oceanos para as porções continentais, amenizar o calor das zonas de baixa pressão atmosférica, e auxiliar nos de mais atores.
E sua velocidade, pode estar sendo medida por um aparelho chamado de anemômetro. Ele, possui cerca de três ou mais pás, que por sua vez, fica girando ao redor do pólo vertical. E quanto mais rápido for o giro, maior vai ser a velocidade do deslocamento do ar.
E tal descoberta de quantificação, foi feita por meio da Escala de Beaufort. Ela por sua vez, possibilita ter uma estimativa da velocidade do vento, por meio da observação visual, ou seja, sem o uso dos aparelhos.
Principais ventos e o que eles podem ser
Os principais ventos, são:
> Jet Stream ou Corrente do Jato
> Alíseos
>Ventos de Oeste
> Ciclones
> Anticiclones
> Brisa
> Monção
> Ventos de montanha: Föhn (Alpes), Chinook (Montanhas Rochosas) e por fim, o Sirocco (Saara).
E de acordo com o seu movimento, ele pode ganhar uma definição diferente, podendo ser assim:
Oeste: Aqueles que se deslocam dos trópicos na direção dos polos do planeta.
Polares de leste: Aqueles que se deslocam dos pólos em direção aos trópicos.
Ventos alísios: Aqueles que se direcionam dos trópicos para as regiões próximas da linha do Equador.