Os sintomas da dengue vai variar de pessoa, para pessoa. As vezes o mesmo pode demorar apenas uma hora para aparecer; já em outras, os sintomas podem demorar entorno de cinco a sete dias. E quando se trata da dengue hemorrágica é mais difícil de perceber.
Sintomas da Dengue Clássica
Os sintomas de uma dengue clássica pode ser muito confundido com o das outras doenças; pois os mesmos são muito básicos. Mesmo assim a pessoa deve tomar os devidos cuidados; ir ao médico e fazer o exame de sorologia. Pois a dengue pode trazer consequências futuras. A pessoa pode ficar com a imunidade muito baixa, ficando exposta para que outros vírus possam se alojar dentro de seu organismo.
- Febre
- Dor muscular
- Dor atras dos olhos
- Dor nas juntas
- Dor de cabeça
- Dor abdominal
- Vermelhidão e manchas na pele
- Falta de apetite
- Cansaço
- Vômitos
Sintomas da Dengue Hemorrágica
Já no caso da dengue hemorrágica ela se inicia com os sintomas básicos e depois de alguns dias a pessoa infectada começa a ter pequenos sangramentos nas partes dos órgãos internos. A mesma ainda pode vir ter hemorragia pelas vias nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinais ou uterinas. Caso isso aconteça, a pessoa deve ser levada imediatamente para o pronto socorro mais próximo de onde estiver.
- Dor abdominal contínua; mesmo depois de ter sido medicado.
- Pulso rápido ou até mesmo fraco;
- Hipotensão arterial;
- Diminuição da diurese;
- Ataque cardíaco;
- Lipotimia (início ou perce da memória);
- Suor excessivo;
- Mudança da pigmentação dos lábios; no caso para azul ou roxo escuro;
- Aumento do fígado e outros.
Diagnóstico
O diagnóstico pode ser realizado com base no histórico do paciente, sintomas que no qual ele está sentindo e tendo; e pelo exame de sorologia, que irá confirmar ou não se a pessoa foi infectada pelo mosquito Aedes Aegyptis. A doença só pode ser detectada a partir do quarto dia; então o paciente terá que seguir todas as prescrições médicas até que o mesmo possa ser confirmada.
Caso a pessoa está com os sintomas de dengue hemorrágica a mesma deve fazer o exame de sorologia, para detectar se foi infectada pelo vírus. E além desse ela terá que fazer a prova do laço e a contagem de plaquetas e dos glóbulos sanguíneos. A mesma tem que ser detectada logo de início, pois pode levar a morte.