O sol se pondo a beira mar e as múltiplas conchas espelhadas pela areia. Você de mãos dadas com o seu amor bem longe caminhando em um cenário idílico. Mas vem cá, você sabe de onde e como as conchas surgiram?
Se não, fique tranquilo. A nossa equipe foi atrás da resposta dessa curiosidade. Assim, quando você estiver caminhando pela praia com seu amado(a), irá compartilhar essa sabedoria com ele. Bom, vamos lá!
Como se formam
As conchas são carapaças que protegem os moluscos marinhos. Como a primeira concha é muito mole e não sustenta o mesmo, logo ele se solta dando inicio á formação de uma segunda concha, mais resistente, que irá durar por toda a vida do molusco.
Ele só recebe a segunda concha, no caso a que será fixa e mais firme, quando cresce e atinge a idade madura. E por meio dessa nova concha ele pode se esconder, evitando que as presas se aproximem.
Mas, daí você deve estar se perguntando, do que ela é feita.
Segundo diversas pesquisas, a concha é feita de carbonado de cálcio, que é extraído da água do oceano. E além disso, ela também conta com outros componentes, tais como os elementos orgânicos, como por exemplo: as proteínas. Por tanto, podemos dizer que o seu alimento também vai ser voltado por essa parte.
Algo que é interessante frisar é que, conforme o molusco for crescendo o seu manto vai eliminando certa porção de carbonato e proteína. E a concha cresce cada vez mais. Enfim, agora que sabe de onde ela vem e como se forma, já pode continuar por aí, nas praias, catando as conchas.