Aquele gostinho especial é diferente que sentimos: no sorvete, no mingau, na torta, pudim, bolo e muitas outras guloseimas, que degustamos no decorrer de nossa vida. Ele é doce. Não tem como distinguir o misto do seu sabor. Mas sabemos que é muito bom. Pois é, estamos falando da querida baunilha. E enganasse quem acha que ela é utilizada apenas em pratos doces. Ela também é bastante utilizada nos pratos salgados, tais como: carnes e frutos do mar.
A Baunilha Vanilha, da flores e vages. E são essas vages, que são utilizadas para fazer essa essência, que é conhecida pelo mundo inteiro. A planta em si, não possui nem cheiro e muito menos o sabor, que sentimos. Para que isso aconteça é necessário deixar que suas folhas sequem e passem por um processo de fermentação. Logo após isso, a baunilha é esmagada,e colocada no álcool daí sim, iremos começar a sentir o cheiro do produto que é utilizado em alimentos.
Porém, não podemos confundir a baunilha comprada no supermercado, com a baunilha natural.
A de supermercado é feita por meio do álcool coniferínico e de outras substâncias. No caso, ela é elaborada no laboratório. Geralmente não tem nada de natural, então sempre que puder, procure uma casa de produtos naturais.
A natural, consequentemente vai ser mais cara, porém o sabor e o aroma é muito mais agradável, suave e saboroso.
O Vídeo a seguir, mostra como fazer um extrato de baunilha natural.
Creme de Baunilha
- Igredientes
– 1/2 litro de leite natural;
– 150 gramas de açúcar;
–
– 50 gramas de manteiga, sem sal;
– 03 gemas de ovo;
– 01 colher de sopa de baunilha;
– 01 lata de creme de leite;
- Modo de Preparo
Leve ao fogo médio: o leite, ovo, farinha de trigo, manteiga, açúcar e o creme de leite. Mexa bem todos os ingredientes até que ele vire um creme. E tome cuidado para que ele não empelote. Logo depois, desligue o fogo e acrescente a baunilha, assim o seu sabor acentuará melhor.