Expelir sangue ao cuspir não é normal. Quando isso acontece há algo de errado no organismo e que precisa ser avaliado o mais rápido, pois pode se tratar de lesões em alguma sistema respiratório, da garganta aos pulmões. E para identificar o real motivo do sintoma, é necessário ir ao médico. O termo utilizado para essa ação é hemoptise.
Atenção: Expelir sangue também pode está associado a um problema gastrointestinal.
Chegando ao Médico
O médico irá o examinar fisicamente e também pedirá alguns exames para saber se há alguma lesão na região do o tórax e pulmões. E dentre os exames o médico poderá pedir, dependendo do caso:broncoscopia, Tomografia computadorizada dos pulmões, radiografia do tórax, hemograma completo, biópsia pulmonar e varredura pulmonar.

O médico perguntará se o paciente sente algo e se há presença de sangue na urina e fezes. O mesmo também perguntará se o paciente sente dores no peito, se há confusão mental, febre, tontura e falta de ar. Se estes sintomas forem delineados pelo paciente o pedirá exames e teste físico que irá identificar as possíveis causas que levaram o organismo a responder de tal maneira. Podendo elas serem:
* Coágulo sanguíneo no pulmão;
* Inspirar sangue para dentro dos pulmões (aspiração pulmonar);
* Bronquiectasia;
* Bronquite;
* Câncer;
* Inflamação dos vasos sanguíneos no pulmão;
* Ferimento nas artérias dos pulmões;
* Irritação da garganta devido à tosse violenta;
* Pneumonia;
* Edema pulmonar;
* Tuberculose e outros;
Enfim, os tratamentos das diversas doenças são diferentes, por tanto é interessante seguir as recomendações do médico para descobrir a verdadeira causa e iniciar o tratamento ou os procedimentos para uma possível cirurgia, caso seja constatado um câncer em um quadro avançado.