Os critérios básicos para classificar uma célula, são:
* quantidade de células, no caso se ela for unicelular ou pluricelular.
* tipos de alimentação (autótrofos e heterótrofos).
* número de núcleos desenvolvidos (eucarionte-procarionte).
E para que possamos chegar os critérios dos eucariontes, veremos primeiro o seu desenvolvimento.
Desenvolvimento
Para ser considerado um ser vivo é necessário apresentar algumas características como ser constituído por células, responder aos estímulos do meio, se reproduzir e evoluir. De acordo com o número de células, o mesmo pode estar dividindo em “unicelulares” que são as bactérias, cianófitas, protozoários, algas unicelulares e leveduras. Também em “Pluricelulares”, que são outros seres vivos. E dividindo a estrutura de cada uma, encontramos os eucariontes e procariontes.
Células Eucariontes
As células eucariontes ou eucarióticas, possuem uma membrana nuclear individual e diversos tipos de organelas. A maioria dos animais e plantas são dotados deste tipo de célula. Por tanto, percebemos que a célula é classificada com um núcleo apenas e diversos tipos de organelas pluricelular.
Sobre as eucariontes, sabe-se que ela é uma célula primitiva e que não sabe ao certo quando e como surgiu. A mesma pode ser um desenvolvimento ou aprimoramento da célula procarionte, que pode ser chamado de Endossimbiose.
Acredita-se que ela tenha emitido prolongamentos, se multiplicaram e adquiriram complexidade ao redor do bloco inicial, fazendo com que formasse um retículo endoplasmático. A partir dai teria passado por outros processos até acabasse originando outras estruturas intracelulares, tais como: complexo de Golgi, vacúolos, lisossomos e outros. Desta forma fez com que os níveis fossem organizados em grupos, sendo eles:
> Células Vegetais: tem cloroplastos, uma parede celular e nenhum vacúolo.
> Células animais: não possuem cloroplastos e nem parede celular, mas tem vários pequenos vacúolos.