O cordão umbilical, literalmente possui o formato de um cordão normal desses que vimos por ai. Ele tem como função principal, ligar filho e mãe durante todo o período da gestação. Sua formação começa nas primeiras semanas de gestação, assim como a placenta, por isso que é possível o ver no momento em que se faz uma ultrassonografia.
Ele vai estar conectado por meio de uma abertura no estômago da criança e que vai até o endométrio da mãe. Tal abertura no futuro, vai se torna o que chamamos de umbigo.
E além da função de ligar a mãe com o seu filho, ele desempenha outras funções, tais como as seguintes:
- A distribuição de sangue do coração aos demais tecidos
- E transmitir: nutrientes e oxigênio, o que vai fazer com que ele se alimente e consiga se desenvolver.
Estrutura
Ele em si é composto por uma veia, que acaba conduzindo o sangue oxigenado pela placenta para o coração. E também possui duas artérias, que tem como função o desenvolvimento do sangue não oxigenado para a placenta. E tudo isso é envolvido por uma mucosa, que por sua vez serve para proteger o cordão umbilical.
O seu tamanho pode variar dentre 50 centímetros até mesmo dois centímetros de diâmetro. E quando o bebê vai nascer os médicos utilizam duas pinças, para que não haja sangramento. Com elas cortam o cordão com cuidado, deixando assim, cerca de apenas dois a três centímetros.
E a partir desse exato momento a criança, passa a respirar com os seus próprios pulmões e inicia a sua vida nesse plano. Realmente é uma viagem alucinógena e ao mesmo tempo fantástica de se ver e viver.
E mesmo depois do parto é necessário que se tenha todo um cuidado com o cordão umbilical. Pois ele ainda não cicatrizou por inteiro. Então vai ser necessário que a mamãe faça toda a higienização.
Ela pode estar sendo feita em média até três vezes ao dia. Com a ajuda de água e uma tolha bem macia ou ainda com uma fralda mesmo. Então mamães, nada de se descuidar daquele lugarzinho que ligou você é o seu filho por nove meses.