Ter um ar-condicionado em casa ou no trabalho é muito bom, o aparelho refresca o ambiente ajuda a evitar bactérias e a proliferação de poeira e fungos. O aparelho delineia diversos benefícios mas se torna um dos principais vilões quando se trata de energia. Pois é, o ar-condicionado consome muita energia e o bolso do consumidor reclama no fim do mês.
Para ter noção, nas épocas de calor, como no verão, o ar-condicionado consome mais energia do que todos os outros aparelhos ligados simultaneamente. E isso ocorre por causa do desarme e religamento do compressor que acaba por consumir muita energia, já que o funcionamento reinicia em alta velocidade.
O Brasil Blogado irá explicar a você, caro internauta, como calcular o consumo mensal do ar-condicionado. Assim o consumidor poderá controlar melhor o seu gasto.
Acompanhe!
Como calcular o consumo
Para calcular o consumo do ar-condicionado por mês, vai será necessário ter em mãos os seguintes dados:
. Potência do equipamento (W)
. Número de horas utilizadas (H)
. Número de dias de uso do mês
Tendo isso em mão, monta-se a seguinte fórmula:
Potência do equipamento(W) X N° de horas utilizadas(H) X N° de dias de uso mês
Dividido por 1000
Sendo assim, para achar o valor em Reais, deve-se multiplicar o consumo médio mensal em kWh pelo valor da tarifa cobrada pela concessionária local. Como por exemplo:
* Se temos um ar condicionado de 7.500 BTU/h e potência de 770 Watts, que fica ligado cerca de oito horas por dia, durante os 30 dias do mês, logo teremos o seguinte cálculo:
770 Whatts X 08 horas X 30 dias
Dividido por 1000
Kwh= 184,8 kWh/mês
Lembrete: ao atingir a temperatura, o ar condicionado desliga o compressor, fazendo com que o consumo de energia seja, em média de 70% do cálculo. E quando isso acontecer deve coloca-lo em modo de termostato.
Dicas
Sabe-se que não é fácil reduzir o gasto de energia com o ar-condicionado. Para o melhor uso do aparelho recomenda-se deixar o aparelho ligado quando realmente houver necessidade. E quando ligado orientamos que mantenha o ambiente fechado, pois ele agirá com maior efeito cortando logo de imediato o calor que está adentrando o local.
Em dias quentes use o termostato, evite colocar a chave de frio no máximo. O ideal é deixar 23°C, assim o ambiente fica arejado e agradável e o consumo será menor. E nos dias de frio basta regula-lo para 18°C, assim haverá uma melhor ventilação no local.
Àqueles aparelhos que tem a função tanto quente como frio, orientamos que deve haver um cuidado redobrado pois o consumo de energia quando quente é ainda maior. Então, quando estiver usando o modo quente, não coloque no máximo, assim como no frio, isso evita o excesso de consumo e também com que o local fique seco sem umidade nenhuma.