A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva (membrana transparente e fina que reveste o globo ocular) e também no interior das pálpebras. Ela pode acometer um ou ambos os olhos. O prazo de duração é de uma semana à quinze dias.
Causas
Segundo oftalmologistas, a doença é provocada por reações alérgicas como fumaça, cloro de piscinas, produtos de limpeza e outros. Mas a causa mais frequente é a Primaveril ou Febre do feno, causado pelo pólen espalhado no ar. Outros meios de infecção se dá também através de vírus e bactérias.
Sintomas
>> Olhos vermelhos e lacrimejantes
>>Pálpebras inchadas
>> Sensação de areia ou cisco nos olhos
>>Secreção purulenta (conjuntivite bacteriana)
>> Secreção esbranquiçada (conjuntivite viral)
>> Coceira
>> Fotofobia (dor ao olhar à luminosidade)
>> Visão embaçada
>> Pálpebras grudadas quando a pessoa acorda.
Tratamento
O tratamento deve ser determinado pelo oftalmologista. É importante saber que àqueles que estão com conjuntivite viral não há medicamentos específicos. Já para quem está com a conjuntivite bacteriana, a medicação incluída vai de colírios à antibióticos. Jamais se automedique, pois há medicamentos que são contraindicados e podem provocar complicações e até mesmo agravar o quadro.
Além da medicação, é muito importante que a pessoa que está com conjuntivite deve manter sempre higienizado a região afetada. Recomendamos que lave os olhos ou faça compressas com água gelada filtrada ou fervida, ou então com soro fisiológico.
Prevenção
>> Evitar aglomerações.
>> Lavar com frequência o rosto e as mãos.
>> Não coçar os olhos.
>> Usar toalhas de papel para enxugar o rosto e as mãos.
>> Trocar fronha dos travesseiros diariamente.
>> Não compartilhar esponjas, rímel, delineadores ou qualquer outro produto de beleza que possa ser aplicado nos olhos ( no caso das mulheres).