Há diversos modos de comportamento, porém tem dois que se destacam bastante, principalmente no brasileiro. Estamos delineando o comportamento defensivo e receptivo. O defensivo, tende a ser mais grosso e não aceitar a opinião do próximo e já o receptivo, te escuta com atenção e analisa a mensagem da melhor forma possível. Vejamos!
Muitas vezes, mediante as situações não imaginárias e nada agradáveis, as pessoas sentem-se incomodadas. Ai que é acionado o sensor de autodefesa, fazendo com que a situação fique cada vez mais desagradável. Mas elas não fazem isso por mau, os indivíduos apenas procuram se defender da maneira como podem, ou seja, uma ação de impulso.
Porém, o quê muitos não levam em consideração É que as coisas não são bem assim. Na maioria das vez, tudo pode passar de um mau entendido e tudo pode ser esclarecido a base de uma boa conversa e demonstrações. Mas nem tudo é assim, então, o quê acontece: o dialogo acaba sendo distorcida e a mensagem não captada.
E quanto mais ela se prende á defensiva, menos ela perceberá que aquilo não chegará em lugar nenhum. Mas se ela tentasse ver o quê está ao seu redor por outro lado, talvez fosse mais receptiva, não haveria tanta insegurança e briga.
Enfim, se os seres humanos, se concentrassem mais e analisassem melhor as situações que passam no decorrer do dia-a-dia, não sofreriam tanto, quanto sofrem. E se é isso que procura, fique atento ás dicas que iremos dar logo a seguir.
Dicas de Receptividade
* Não demonstre diretamente o seu objetivo, pois quem possui o comportamento defensivo, logo vai achar isso uma indireta.
* Tente não ser intolerante e muito menos dono da razão, pois isso faz com que ligue o sensor de defesa, sem que perceba. O que não é nada bom!
* Dê sempre espaço ao próximo para que ele possa expor sua opinião sobre determinado assunto. E se, por acaso, você discordar e achar que a sua opinião pode gerar confusão, tente encontrar alternativas que possa mostrar ao próximo que sua percepção não é tão ruim assim. Mas, por favor, verifique primeiro as fontes, antes de sair falando quaisquer asneira por ai.
* Se for fazer uma pergunta, faça boa colocação dela. Não gere um interrogatório, pois isso não é saudável.
* E quando for comentar algo, tente ser descritivo e não avaliativo, pois pode ter certeza, que o defensivo não vai querer saber da sua opinião, caso esteja o avaliando.
Atenção: não queremos que se defenda sempre. Estamos apresentando á você o quão bom e saudável é analisar as coisas, por fim, respeitar o próximo.