Para que os professores possam trabalhar a arte rupestre dentro da sala de aula, é preciso que eles compreendam ao menos o seu principio e repasse tal ensinamento aos alunos de forma simples e objetiva.
Relato da Arte Rupestre
Arte rupestre é o nome que se dá às representações artísticas pré-históricas desenhadas em paredes, tetos e outras superfícies de cavernas e abrigos rochosos ou ao ar livre. Tal arte é muito importante, pois é por meio delas que diversos estudiosos conseguem decifrar o que aconteceu em eras passadas.
Podemos observar que este tipo de arte é dividida de duas maneiras: pintura rupestre, que são composições realizadas com pigmentos e a outra como gravura rupestre que são imagens gravadas em incisões na própria rocha. Ou seja, há uma diferença entre uma pintura e outra.
Tendo isso em mente e mostrando para os alunos, todo professor pode trabalha-lá de maneira artística dentro da sala de aula. Acompanhe alguns exemplos do que pode está sendo feito abaixo.
Exemplos para aula
Por se tratar de dois tipos de arte, o professor pode iniciar a aula com uma pequena ilustração da diferença entre os dois, trabalhando eslaides ou figuras impressas, mostrando ao aluno qual é a diferença de uma para outra.
Já na segunda parte da aula, o professor poderá aplicar uma avaliação, tal diagnóstico servirá para que os alunos testem os seus conhecimentos sobre o tema abordado pelo professor.
Na terceira aula o professor pode estar saindo da parte teórica e partindo para a prática. Então, nesse momento, ele pode estar pedindo para que todos se reúnam no pátio do colégio e levem um material de apoio caso a escola não tenha. Ficando desta maneira:
* Como a pedra é pesada e sair da escola para realizar a pintura de gravuras em uma caverna, dá trabalho e gasta tempo. Seja prático, peça para que cada aluno leve uma cartolina e carvão, pedra que solta tinta, tinta guache e pincel.
Também peça para que cumpram a tarefa de fazer a arte rupestre. Os alunos terão de desenhar o pequeno cotidiano, imagens do que acham importante e de que fazem a diferença na vida deles e que podem marcar a história da humanidade.
Na quarta e última aula, reúna todos de volta na sala de aula e peça para que ele façam uma breve apresentação sobre o que entenderam e o que motivaram para realizar tal desenho.