Para ser doador de órgãos é preciso informar a sua família e amigos antes de morrer, pois deste modo o hospital que for lhe receber terá total liberdade para estar realizando os procedimentos. Segundo a legislação brasileira, sobre o processo de doação e transplante, estabelece que todo cidadão são doadores de órgãos, mas para que a doação aconteça é preciso que a família autorize por escrito. Por isso, há necessidade de deixar explicito a vontade do doador e a família ter o conhecimento de que os órgãos serão transplantados. E para realizar o transplante, é importante a compatibilidade de alguém que espera por um coração, pulmões, rins, entre outros.
Caso ache necessário, faça uma declaração simples escrito a mão e deixe em um local onde possa ser encontrado com facilidade ou deixe com um membro da família a quem confia muito, caso aconteça alguma fatalidade. E você também pode fazer uma pequena lista de pessoas que são doadoras, é simples, basta acessar o site “adote” e realizar o seu cadastro. Neste site, após fazer o cadastro, eles disponibilizaram um cartão certificando que você é um doador de órgãos.
Enfim, doar vidas é um gesto muito bonito e humano. Também é uma forma de continuar existindo nesse mundo através de outras pessoas. Doe órgãos, doe vida!