Tal prova do laço é realizada para identificar se a pessoa está com dengue ou não. E para se realizar a prova, o paciente não pode fazer uso de corticoides pois o mesmo altera o resultado do exame. Ele não é 100% confiável, porém já ajuda a identificar um dos sintomas da dengue no qual são as petéquias. As Petéquias são manchas vermelhas que aparecem no corpo do paciente.
Como acontece
O médico ou enfermeiro tem que utilizar o manguito, sempre apropriado, para cada paciente e ir até o ponto médio da pressão registrada. No caso da prova ser realizada em crianças, o mesmo deverá aguardar três minutos e depois libera-lo do mesmo. Logo após, o médico deverá contar quantas petéquias há dentro do quadrado. Para ser positivo, no caso de crianças, deve conter dentro do quadrado dez ou mais petéquias.
Em um adulto o médico deve aguardar cinco minutos. Em seguida contar quantas petéquias ficaram dentro do quadrado. O exame do adulto, será positivo caso contenha vinte ou mais petéquias dentro do quadrado.
Dengue
A Dengue é causada pelo vírus da família flaviridade que é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. Existem quatro tipos de dengue, que nas quais, são: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. O primeiro caso no Brasil foi registrado no ano de 1685 na cidade de Recife em Pernambuco. E desde então vem tendo surtos pelo país.
Os sintomas mais comuns da dengue aparecem no decorrer de sete dias e são: febre; dor de cabeça, nas juntas, atrás dos olhos, nos músculos e vermelhidão. As vezes ela pode ser hemorrágica mas só pode ter certeza depois de realizar o exame.
A mesma pode ser prevenida até mesmo dentro de casa, basta a pessoa tomar cuidado com qualquer local ou recipiente onde estiver água parada. Pois é ali que o mosquito deposita os ovos. É cada um fazendo sua parte.
O site a seguir aborda tudo sobre a dengue.
http://www.combateadengue.com.br/
O Vídeo a seguir mostra como é feito a prova do laço.