A preservação do meio ambiente têm sido bastante discutida, uma vez que os recursos naturais são fundamentais para a vida humana, no entanto, há quem não tenha essa concepção e ainda contribui para a total degradação da natureza, juntamente com todos os importantes benefícios que dela são aproveitados.
Quando se realiza o desmatamento das florestas são gerados dois problemas em destaque – primeiramente diminui o número de árvores por território, pois a maioria das empresas que necessitam de obra prima da madeira não realizam o processo de reflorestamento. Em segundo plano estão as queimadas que acabam causando danos ao solo, e atinge diretamente a atmosfera terrestre, o que resulta no aquecimento global, justamente por causa do excesso de gás carbono produzido.
São inúmeras as consequências que a falta de conservação do meio ambiente causa, desde o minúsculo inseto ao maior de todos os animais. Por isso é essencial praticar a preservação da natureza, é uma forma de prolongar tudo de melhor que ela pode proporcionar.
Para manter a natureza bem como todo meio ambiente em bom estado, são necessárias algumas medidas importantes:
- evitar queimadas;
- não depositar lixo em locais despropriados;
- fazer separação dos tipos lixo de acordo com o material – plásticos, alumínios, papel e etc;
- procurar mandar os materiais adequados para reciclagem;
- se for possível, reutilizar as embalagens;
- não despejar óleos lubrificantes e detergentes no esgoto, ou em córregos;
A preservação também se estende as espécies de animais e plantas, afinal, a fauna e a flora constituem todo o meio ambiente. Se houver conscientização dos cuidados, a natureza subsistir por mais alguns anos, caso contrário a humanidade terá enormes prejuízos.
É preciso evitar o excesso de agrotóxicos em lavouras, não comprar ou apreender animais silvestres, e também abster-se de fazer pesca ilegal além de diminuir a população dos mesmos, é uma atitude determinada por lei como crime ambiental. Evitar expelir poluentes na atmosfera, fazendo o possível para reduzir o tráfego de carros, e principalmente evitar o desperdiço de água, pois a mesma ainda é de grande proporção, especificamente no Brasil, mas pode se tornar um recurso não renovável, ou seja, um dia poderá se extinguir.
Associando as dicas citadas acima fica mais fácil manter a conservação da natureza, mesmo com a grande deterioração que vem sofrendo durante milhares de anos. Não é possível recuperar todos os danos suportados pela meio ambiente, no entanto, ainda dá tempo de evitar que seja destruída totalmente.
Vídeo destaque sobre a importância da água –