Nem toda criança e adolescente gosta de estudar e devido a isso é preciso motiva- los. Mas a questão é, como fazer se eles vivem em um mundo completamente diferente do nosso? Bom, a resposta é simples, basta ser criativo. Use sua capacidade e surpreenda o seu filho. Desta maneira ele vai prestar mais atenção nas oportunidades que a vida oferece a ele.
Como ser criativo?
Se o seu filho é pequeno, tem entre cinco a oito anos, o motive a estudar com brincadeiras. Compre um quadro escolar e dê aulas para ele, ajude- o nas tarefas e mostre o quanto pode ser divertido fazendo as tarefas. Assim ele verá o quanto é bom estudar e vai passar a fazer isso sozinho. Mas atenção, cuidado para ele não se acostumar.
Agora, se seu filho tiver idade acima dos nove anos e estiver no ensino fundamental, a história muda um pouquinho. Pois esse é o período em que a criança está passando pela primeira, e não a última, transição em sua vida. Ele esta deixando de ser criança para se tornar um pré-adolescente e consequentemente entra na fase de adolescente. Por tanto, os cuidados devem ser maiores.
E para motiva-lo a estudar, você vai terá que mostrar a ele o porquê uma simples tarefa pode interferir na vida dele e também como ela pode ajudar o mundo.
E se o seu filho já tiver no ensino médio, as coisas já ficam um pouco mais complicadas, pois eles vão estar formando suas próprias opiniões, então, mamãe e papai, nada de usar a força verbal e física, nada irá adiantar. Vamos tentar mostrar à moçada de hoje que o estudo pode entrar em várias áreas da vida e que se ele não souber, quem vai sair perdendo será ele, pois teve a oportunidade de aprender da melhor maneira mas jogou fora a chance.
Quando o filho está com a idade por volta dos 15 anos, é legal mostrar a ele a realidade, dese modo eles estará ciente do que o espera e terá vontade própria para ser uma pessoa batalhadora para conquistar algo que quer almejar.