Quando um bebê nasce tudo é novo para ele. E até que o organismo do mesmo se adapte a tudo, ele é os papais podem sofrem com algumas consequências, como por exemplo, a perda de sono, que por sua vez, pode ser ocasionada, por algum tipo de incomodo, ou ainda, por ter dormido de mais, no horário em que não havia necessidade ou não podia.
No mais, foi pensando nesses papais e mamães, que vão passar as noites em claro, assim, como o seu bebê, é que decidimos, passar algumas dicas básicas de como melhorar o sono do bebê a noite. Então, vamos lá?!
O que se pode fazer
Um bebê recém- nascido precisa dormir em média por dia, cerca de 15 a 18 horas, e a mãe, aproximadamente de 13 a 15 horas. E tais, números comprovam que é importante que eles durmam, para que consigam desempenhar bem as outras atividades. Então, para que se possa melhorar a noite de sono do bebê é necessário começar pelos primeiros preparativos, que é dar um banho bem quentinho nele, e durante o banho, aproveitar para ir o massageando.
E logo após, coloca-lo na posição certa em seu berço, que no caso vai ser a supina, que é de barriga para cima, ou então, de lado que também é aceitável. A única coisa que não é aconselhável de modo algum é deixar a criança dormir de barriga para baixo, pois a mesma, pode aumentar o risco da Síndrome da Morte Súbita, que na maioria das vezes se acomete pelo fato da criança parar de respirar.
Além disso, conforme a idade da criança, os pais podem estar cantando ou então, contando uma pequena história, para o bebê. Lembre-se ele já te escutava dentro da barriga, então, vai sempre gostar de te ouvir. Por tanto, converse com seu filho, cante e conte histórias, e quando ele estiver quase dormindo, sai devagar de dentro do quarto e se despeça dele, para que ele se lembre que sempre estará ali e que não precisa ficar com medo.
Segundo especialistas, isso faz com que a criança não tenha pesadelos. E se por acaso ela vir acordar no meio da madrugada, saiba que ele necessita apenas do último estimulo que utilizou para que ele pudesse dormir. Então, logo saberá o que fazer, caso isso venha acontecer.
Observação: O berço não pode ser amplo demais, o colchão não pode ser muito mole e em hipótese alguma, pode haver vários apetrechos dentro do mesmo, pois isso, pode acabar sufocando o bebê. E quanto a escolha do travesseiro, sempre prefira um pequeno e fino, nada de grande e fofo, pois ele não é um adulto, para se adaptar a tal tamanho.
Agora quando o bebê se encontrar por volta do quarto a sexto mês, saiba que ele terá de ter horário fixo para dormir e acordar. E para que isso venha acontecer, o ambiente tem de estar propício, sendo assim, não pode ser barulhento e muito menos cheio de luz. E se por acaso, ele vir acordar no meio da noite, os pais devem tomar cuidado, e não se exaltarem, devem pegar o bebê no colo, sem ascender a luz e ficar com ele por alguns instantes, até que volte dormir novamente. Caso faça o contrário, ele vai acabar se agitando e perdendo o sono, e fazendo com que você- papai, também perca.