O câncer muitas vezes pode não ser identificado a olho nu, porém em alguns casos é perceptível pequenas manchas na região do nariz, porém não é possível ter um laudo exato através de uma simples analise à olho. Então, sempre que houver suspeita de algo, o certo é procurar um dermatologista e contar sobre a suspeita do câncer de pele.
O câncer da pele é o tipo de tumor que mais acomete a população, cerca de 25% dos cânceres constatados são de pele. Esse tipo de câncer é definido pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Sendo assim, qualquer célula que compõe a pele pode originar um câncer. Por isso que é preciso tomar certos cuidados com todo o corpo.
Tipos de Câncer
Os cânceres de pele pode ser dividido em: câncer de pele não melanoma e o melanoma. E dentre os cânceres não melanoma há o carcinoma basocelular (CBC), que é o mais frequente, porém menos agressivo. Já o carcinoma espinocelular ou epidermoide (CEC) é mais agressivo e de crescimento mais rápido.
Cerca de 80% dos cânceres de pele não melanoma são CBC e 20% são CEC. Já o melanoma cutâneo, o mais perigoso dos tumores de pele, tem a capacidade de invadir qualquer órgão e se espalhar pelo corpo. Além destes há outros, confira:
. Tumor de células de Merkel.
. Sarcoma de Kaposi.
. Linfoma de cutâneo de células T (câncer do sistema linfático que pode atacar a pele).
. Carcinoma sebáceo (surge nas glândulas sebáceas).
. Carcinoma anexial microcístico (tumor das glândulas sudoríparas).

(Foto:Divulgação)
Fatores de Risco
. Exposição Solar ao longo da vida.
. Idade e Sexo. O câncer tende a incidir mais na fase adulta e ele pode atingir mais os homens do que as mulheres.
. Características da Pele. Aqueles que possuem a pela mais clara ou os que são albinos tem mais chances de adquiri-lo.
. Histórico Familiar. E necessário analisar o histórico de saúde de toda a família, principalmente dos antecedentes, pois se eles tiveram câncer, há grandes chances de algum membro desenvolver o câncer um dia.
Sintomas/ Diagnóstico/ Tratamento
Os sintomas vão estar sempre variando, pois nem sempre o câncer corresponde igualmente em todas as pessoas. Alguns sintomas podem ser:
* Nódulos (de diversas formas), perda de elasticidade, mudança de cor, escamação, crosta, coceira, sangramento e outros.
O diagnóstico é realizado pela avaliação clínica, é um exame anátomo patológico. Ou seja, uma (biópsia) do tecido suspeito.E alguns exames que podem ser pedidos para o diagnóstico de câncer de pele são: dermatoscopia, Microscopia Confocal e Biópsia.
O tratamento mais indicado é a cirurgia para retirar o tumor. Entretanto, algumas pessoas podem não ter indicação para cirurgia, como por exemplo, idosos e as crianças em casos extremos. Além disso o portador pode estar passando ainda pela quimioterapia e outros meios para recuperação e melhora da doença.