Os ossos dos corpo humano e de qualquer outro ser vivo vão se desgastando com o decorrer dos anos e, para que eles possam ser fortalecidos, é preciso tomar uma série de cuidados desde o nascimento da criança.
Neste artigo iremos passar algumas dicas de como estar fortalecendo os ossos. Acompanhe-nos!
Como fortalecer os ossos?
Há duas maneiras básicas de estar fortalecendo os ossos e ambas podem estar sendo aplicadas no dia- a-dia. Estes dois meios que estamos falando são a alimentação e a atividade física. Elas são primordiais para o bom funcionamento do corpo e consequentemente o seu fortalecimento. Veja abaixo o que pode estar sendo feito nestas duas áreas sobre o assunto abordado.
Alimentação
A alimentação vai ser sempre o ponto primordial da saúde, seja qual área for. Por tanto, a alimentação deve ser trabalhada de modo correto. E na questão do fortalecimento dos ossos, o mais indicado é que se tenha no cardápio vitaminas A, C e D. Minerais como magnésio, zinco, fósforo, cobre e cálcio ( principalmente) são essenciais.
E tais nutrientes, podem estar sendo encontrados nos seguintes alimentos:
* Banana, jabuticaba, ervilhas, feijão, castanhas, leite, queijo, iogurte e verduras verdes escuras, por exemplo (couve).
Qual é a quantidade necessária?
Conforme a etapa da vida vai passando, a quantidade necessária de cálcio que o corpo necessita vai variando. Sendo assim:
* As crianças e adolescentes entre 9 e 18 anos precisam consumir cerca de 1.000 e 1.300 mg por dia.
* As gestantes precisam consumir aproximadamente 1.200 mg.
* Os homens e mulheres dos 19 aos 70 anos, tem de consumir entre 1.000 e 1.200 mg do nutriente.
Mas atenção, o sugerido pelos médicos e especialistas é que consuma ao menos, três porções diárias de um copo de leite de 200 ml, um pote de iogurte de 150 g e uma fatia de queijo de minas 40g. Fala-se de lacticínios, pelo fato dele ser o melhor reagente para fortalecer os ossos.
Atividade Física
Os exercícios físicos tem o poder de fortalecer os ossos, quando feito de maneira adequada e sem excesso. Para quem não sabe, a vida sedentária pode levar a perda de massa óssea. Por tanto, se movimentar é preciso.
Observação: é recomendado a exposição ao sol no período da manhã ( mais precisamente nas primeiras horas) por cerca de 15 minutos no máximo. Tal exposição faz com que a estrutura óssea receba do sol a vitamina D que ajuda no fortalecimento dos ossos.
Um simples treinamento funcional pode fortalecer as juntas dos ossos que mantém o corpo equilibrado.Os exercícios mais indicados são: caminhada, corrida, dança, tênis, agachamento, ciclismo, natação, hidroginástica, pilates e musculação com pesos leves.