Quando o professor ou até mesmo o chefe pede para fazer uma introdução, sobre um assunto ou de trabalho logo muitos se assustam, pois existem vários tipos de introdução. E no decorrer da vida escolar, acadêmica e trabalhista elas são utilizadas para quase tudo, porém sempre vem aquela dúvida: o que é uma introdução e de como faze- la.
A Introdução é o inicio do trabalho, redação, texto e outros. Nela é abordada o assunto designado de um modo geral. E para fazer uma introdução é preciso conhecer bem todos os assuntos que serão delimitados no decorrer do texto.
Dica: O escritor pode utilizar uma ferramenta para ajudar ele a saber o que deve ser colocado na introdução. E essa ferramenta é chamada cientificamente de 5W2H.
O que é o 5W2H?
- O que
- Por que
- Onde
- Quando
- Por quem
- Como
- Quanto
E por meio dessas perguntas, que se pode desenvolver um planejamento e chegar a conclusão geral do que se precisa. Veja a seguir, como essas perguntas podem ajudar na hora da elaboração da introdução.
- O que?. E nesse momento que se para e olha para o tema. E se pergunta, o que isso significa?! Por meio dele podemos distinguir qual tema que se possui mais afinidade e informação.
- Por que?. A pergunta mais feita em todo o mundo. Por que escolheu tal tema, para que ele serve, como ele é desempenhado.
- Onde?. Possui o sentindo ambíguo, porem neste caso utiliza-se o do exemplo a seguir: Onde podemos encontrar tal situação, produto, organização, estado e outros.
- Quando?. Também possui o sentido ambíguo e nesse caso, deve-se fazer a pergunta deste modo: Quando aconteceu?
- Por quem?. Nessa pergunta irá se responder pelas mãos de quem foi descoberto tal objeto, ação, reação e outros.
- Como?. Qual foi o método, que foi ou será utilizado para chegar até tal resultado.
- Quanto?. Sempre vai ser utilizado quando a necessidade de colocar quantidades numéricas.
Depois de conhecer todo o assunto é chegada a hora de formar a introdução
Dica: Caso seja um texto, trabalho, pesquisa ou algo do gênero faça a introdução separada do texto. E seja o mais breve possível para não desmotivar o leitor.
Nela você deve evitar usar: bordões, escrever na primeira pessoa, iniciar utilizando as mesmas palavras do tema que será abordado e perguntas que não saiba a resposta.
Enfim, a introdução é como se fosse um resumo daquilo tudo que você deseja aborda.