O relatório pode variar muito, pois depende do gênero que se vai abordar. Porém o seu tipo, não vai ser muito diferente dos outros. Ele vai ser como uma redação descritiva, pois irá ter que conter todos os dados necessários e abordados. A sua linguagem não deve ser bastante técnica, caso ele não seja voltado somente para o superior e mesmo que seja, procure sempre, está falando de uma maneira culta, porém sem muitas palavras difíceis. Então ele vai ter que conter: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.
Introdução
Expor o tema que será abordado, qual será a metodologia utilizada, por qual motivo e a justificativa de estar acontecendo. Nela, o autor pode estar apresentando um resumo teórico, as informações e os conceitos que vão ser discutidos ou que já foram abordados.
Desenvolvimento
Pode-se estar colocando o assunto com mais detalhes. Deve ser bastante aproveitada essa parte, pois será ali que o leitor irá buscar a compreensão de tudo. Então abuse das informações, pois será ele que dará consistência e pode-se estar colocando:
- O horário em que inicio e terminou
- Quem será os palestrantes
- Assuntos abordados
- Como é o local e a organização dela
- Quem esteve presente e e quem faltou
- Quantas pessoas esteve ali
- O planejamento de toda a palestra
- Os pontos fortes e fracos
- O que faltou e o que não podia ter ido
- O material que precisa e que não utilizou
- O local onde tudo irá acontecer
- Se será necessário contratar alguém
- Quanto que irá gastar com tudo e quanto foi gasto
- Planilhas para demonstrar como tudo foi organizado e mostrar todos os dados que foram coletados e muitos outros.
Conclusão
Faça um desfecho breve de todas as informações que foram apresentadas e mantenha sempre a convicção de que o objetivo foi almejado e não se esqueça de colocar todas as referências que vão ser ou já foram citadas no decorrer da palestra.