Com a chegada do inverno, doenças respiratórias como asma, bronquite, rinite, sinusite, entre outras, tendem a se intensificar, contudo isso não quer dizer que elas não ocorram também em períodos de seca e calor. Para se prevenir e evitá-las em qualquer estação, é necessário que siga uma linha de recomendações, vejamos abaixo algumas delas:
Recomendações
» Fortaleça seu sistema imunológico – Procure manter uma alimentação balanceada e saudável, evitando alimentos fortes e gelados, principalmente quando o frio for intenso e as chuvas constantes.
» Mantenha-se bem hidratado – Lembre-se que o corpo é constituído por quase 70% de água e que o frio também faz com que os brônquios se ressequem com mais facilidade.
» Evite locais cheios de fumaça ou poeira – Ambos são as principais causas de doenças respiratórias.
» Troque sempre os travesseiros e fronhas – Seu quarto deve ser um local arejado e livre de impurezas, principalmente com relação aos ácaros. Mantenha-o limpo, com fronhas e travesseiros livres de poeira.
» Dispense multidões e locais fechados – Quando exposto, seu organismo corre maior risco de infecção por bactéria. Além disso, evite aproximação com pessoas que já se encontram doentes, alguns distúrbios respiratórios podem ser transmitidos pelo ar.
→ Evite também:
- Carpete
- Ar condicionado
- Cortina persiana de tecido
- Ursos de pelúcia
- Animais domésticos
- Cobertas de lã
» Procure respirar sempre pelo nariz e não pela boca – As narinas tem como função o aquecimento e filtramento do ar.
» Sempre que possível tome a vacina contra gripe.
Observação: Caso o vírus da gripe já esteja alojado em seu organismo, será liberado depois que tomar a dose da vacina, em seguida seu corpo ficará imune quanto as demais doenças.
» Tome suco de laranja todos os dias – Isso ajuda a manter 0 corpo hidratado e evitar doenças transmitidas pelo frio, já que é rico em vitamina C, este composto age como reagente no combate às doenças respiratórias.
Não espere que a gripe tome proporções maiores, caso esteja sentindo os primeiros sintomas, procure um médico para que sejam receitados os medicamentos adequados para a contenção da mesma, além disso, tome chá de gengibre.