Feijão é um dos alimentos que não pode faltar no prato dos brasileiros. Principalmente aquele feijão preto, presente no almoço especial de domingo. Ele é nutritivo e saboroso, estando ainda melhor com o caldo bem grosso. Porém, assim que o cozinhamos, os grãos ainda estão meio secos e o caldo ralo. Para não deixar seu feijão preto ressecado, denotaremos duas técnicas básicas e simples de como engrossa-lo.
Dicas para engrossar o caldo do feijão
1° Dica: Após temperar o feijão pegue um pouco e coloque no liquidificador acrescentando meia xícara de água. Bata e despeje no restante mexendo bem. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cinco minutos.
2° Dica: Quando o feijão estiver temperado e for refogá-lo, com uma concha de fundo, amasse os grãos. Esse processo faz com que o feijão libere água que há em seu interior. Em instantes o caldo estará mais grosso.
Como cozinhar feijão
Abra um pacote de 500 g de feijão e espalhe os grãos sobre a mesa. No processo de catação, separe os grãos bons dos ruins. Em seguida, em uma vasilha, lave o feijão em água corrente e deixe escorrer até ficarem bem sequinhos.
Coloque o feijão na panela de pressão, a medida de água deve ser sempre dois dedos acima dos grãos. Tampe a panela de modo correto e leve ao fogo. Ao pegar pressão marque no relógio 30 minutos. No tempo estipulado, com muito cuidado, tire a pressão da panela e verifique se o feijão está cozido. Caso não esteja, deixe por mais 10 minutos, no máximo.