Todas as gestantes tem flatulências e isso ocorre pelo fato do organismo produzir, em média, cerca de 0,5 à 1,7 litro de gases por dia. E a mulher que está grávida deve encontrar alguma maneira de elimina-los pois pode gerar incômodos e um deles são as temíveis cólicas.
Para quem é mamãe de primeira viagem e não sabe, essa quantidade de gases produzidas pelo o organismo, por dia, tende a aumentar. Não fique assustada se a sua barriga começar a fazer barulhos estranhos ou se a vontade de colocar liberar a flatulência aumentar, pois é algo natural do próprio organismo.
Como tudo isso acontece?
Isso tende acontecer devido as doses de progesterona, produzidas no início da gestação, relaxarem os tecidos do corpo, incluindo o trato gastrointestinal. E tal relaxamento desacelera o processo digestivo,o que acaba ocasionando o acumulo de gases e outros sintomas. Uma das principais causas do surgimento de gazes são as refeições pesadas e fora de hora. Por tanto, fica a dica, nada de consumir alimentos pesados e fora de hora, assim evitará eventuais transtornos
E não para por ai não, na reta final da gestação o útero domina a cavidade abdominal, retardando ainda mais a digestão e pressiona o estômago causando os sintomas comumente a esse problema.
Sintomas:
* Dor abdominal intensa, por vezes em forma de pontada.
* Flatulência.
* Prisão de ventre.
* Cólica intestinal.
O que fazer para diminui-las?
* Não fazer refeições grandes e pesadas. Ao invés disso, procurar por alimentos saudáveis e diminuir o tempo entre elas.
* Não falar enquanto estiver comendo.
* Tentar não ingerir líquidos durante as refeições.
* Evitar bebidas gasosas.
* Use roupas folgadas e confortáveis.
* Não masque chicletes ou balas que sejam duras.
* Exercite-se.
* Não fume.
* E utilize técnicas de respiração e relaxamento.