A Prisão de Ventre e intestino preso são nomes populares que caracterizam a dificuldade de evacuar. Também são conhecidas como constipação (ou obstipação) intestinal. Consideremos, entretanto, que não há um padrão para classificar a frequência normal de funcionamentos do intestino, que pode variar de 3 a 12 vezes por semana.
Só se considera um quadro tipico de constipação, quando ocorrem duas ou menos evacuações por semana ou o esforço para evacuar é grande demais e pouco produtivo. Algumas pessoas se queixam de que o intestino não funciona regularmente em ambientes estranhos, ou quando quebram a rotina, como ocorre em viagens, por exemplo.
Causas
As causas mais comuns da prisão de ventre costumam ser a dieta pobre em fibras, a pequena ingestão de líquidos, sedentarismo, assim como o consumo excessivo de proteína animal e de alimentos industrializados. Não atender com urgência para evacuar, quando ela se manifesta, também pode comprometer o funcionamento regular do intestino. A prisão de ventre pode, ainda, estar associada a diversas doenças como diverticulose, fissura anal e câncer colorretal. O uso de certos medicamentos também podem provocar alterações no metabolismo e isso faz com que haja a prisão de ventre.
Sintomas
Os sintomas da prisão de ventre pode variar de pessoa para pessoa ou na mesma pessoa nas diferentes crises. Os mais característicos são:
>> Número reduzido de evacuações.
>> Dificuldade para eliminar as fezes que se apresentam ressecadas, muito duras e pouco volumosas.
>> Sensação de esvaziamento incompleto do intestino.
Mas estes não são os únicos sintomas. Desconforto, inchaço-abdominal, mal-estar, gases e distúrbios digestivos são manifestações que podem estar relacionadas a prisão de ventre.
Para eliminar a prisão de ventre recomenda-se:
>>Ter uma alimentação saudável e diversificada ;
>> Mastigar bem os alimentos;
>> Adotar uma dieta sensata;
>> Evitar goma de mascar, refrigerante, pimenta, comidas gordurosas, doces e massas em demasia.
>> Ingerir bastante líquido ( água)
>> Substituir qualquer alimento industrializado pelo natural;
>> Consumir sopa (com hortaliças);
>> Comer frutas ao invés de beber suco;
>> Consumir alimentos ricos em fibra;
>> Ir ao banheiro sempre que sentir vontade;
.>> Não tomar laxantes;
Dica: Algo que quase todo mundo gosta, mas que ninguém sabe, que é rico em fibras e a pipoca. Pois então, aproveite bem esse alimento. Mas não se esqueçam de prepara-la da maneira correta e de não abusar dos conservantes.
As frutas mais indicadas para tratar a prisão de ventre são: Mamão, acerola, laranja, abacaxi, abacate, morango e outros.
Atenção: Não tome nenhum remédio caseiro e nem faça dietas que não sejam indicadas pelo médico especializado.
Caso esteja com prisão de ventre, é importante procurar ajuda de um clínico para que ele possa realizar alguns exames e ministrar o melhor tratamento para o caso.