O casamento acontece quando duas pessoas que se gostam decidem oficializar o relacionamento que já possuíam. Em alguns casos (o mais comum), o casal prefere celebrar os votos através de uma festa, porém os gastos que podem ter nessa empreita são diversos. Alguns exemplos são:
- Roupas
- Igreja
- Cartório
- Salão de festas
- Convites
- Comes e bebes
- Música
Para ajudá-los a economizar, o Brasil Blogado separou dicas de como economizar na festa e também depois dela em meio ao dia-a-dia. Confira!
Economia no matrimônio
Fazer uma festa de casamento barata não é nada fácil, para economizar é preciso que se organize.
1° – Comece fazendo a lista de convidados, coloque nela quem é prioridade e depois se perceber que pode ir além acrescente os demais convidados.
2° – Terminado, analise qual seria o melhor dia e ambiente para receber esse número de pessoas, então procure por um local de ambiente propício para celebrar o matrimônio e logo em seguida a comemoração, não separe o salão da festa da cerimônia.
3° – Escolhido dia e local, comece a procurar pelo o que irá servir. Na maioria das vezes é indicado que contrate o serviço de um buffet, eles possuem o melhor comando de entrada e saída de comidas e bebidas. Pechinche e escolha um buffet que cabe no seu bolso.
4° – Quanto as roupas dos noivos e de mais integrantes do casamento, devem ser feitas ou escolhidas no mesmo local para dar “liga” no altar. Além disso, quanto maior a demanda, mais barato fica para os noivos.
Dica extra: Caso não possua dinheiro suficiente para fazer uma celebração na igreja, salão de festas e demais localidades de custo. Case-se no cartório e faça um simples almoço apenas para ambas as famílias.
Economia no casamento
Manter o casamento de pé e as contas também não é nada fácil, a cada dia que passa algo diferente acontece e precisa ser feito ou refeito. Para economizar nesse momento é preciso muita cautela e anotar tudo em papel. Pois é, quem diria que aquele antigo método poderia ajudar a economizar até hoje.
Economistas indicam que se deve anotar todos os principais gastos e contas dentro de um mês, em uma folha de papel. Depois vá eliminando despesas extras e sem necessidade, deixando sempre o que for de extrema urgência e necessidade. Feito isso, vejam quanto os restam e guardem na poupança. Esse dinheiro será eficaz em casos de urgência, como a chegada de um baby.
Para economizar no dia-a-dia, deve-se:
- » Evitar comer fora de casa no meio da semana.
- » Evitar a compra de utensílios sem serventia ou necessidade.
- » Evitar desperdícios ou acumulo de coisas que podem ser reutilizadas.