O sistema solar é formado por um conjunto de oito planetas, satélites naturais, milhares de asteroides e cometas. Estes e outros corpos celestes estão sob o domínio gravitacional do sol. Além disso, é composto por uma grande quantidade de gases e poeiras interplanetárias.
O sistema solar teve sua formação remota há aproximadamente 4,6 bilhões de anos. E de acordo com astrônomos, ele foi constituído a partir de uma mesma nuvem de poeira e gás. Tal nuvem é conhecida como Nebulosa Solar Primitiva que ocorreu devido ter entrado em colapso, provocando o fim do equilíbrio gravitacional e gerando sua contração. Vejamos, agora abaixo, breves descrições sobre os seus componentes.
Componentes do Sistema Solar
Planetas
Existem cerca de oito planetas no Sistema Solar, como já escrito anteriormente, porém existem muitos outros espalhados por toda a galáxia. E dentre esses que fazem parte do sistema, estão os seguintes:
* Mercúrio: não possui nenhuma lua.
* Terra: possui uma lua.
* Marte: possui duas luas ( Fobos e Deímos).
* Júpiter: possui cerca de 63 luas. O planeta é o que apresenta mais satélites e entre eles podemos destacar quatro (Lo, Europa, Ganímedes e Calisto).
* Vênus: não possui nenhuma lua.
* Saturno: tem cerca de 50 luas e entre elas, a que mais se destacam (Mimas, Encélado, Tétis, Dione, Reia, Titã, Hipérion, Japeto e Febe).
* Urano: possui 27 e em destaque cinco (Miranda, Ariel, Umbriel, Titânia e Oberon).
* Netuno: com cerca de 13 luas, três em destaque ( Proteu, Tritão e Nereida).
Ao contrário do que muitos pensam, eles são estrelas que não possuem luz própria e que só podem ser vistos por causa do sol. Por isso que não conseguimos vê- los a olho nu.
E para quem tem curiosidade de conhecer os planetas basta esperar a noite, pegar um telescópio e os procurar.
Asteroides
Grande parte dos asteroides podem ser localizados nas órbitas de Marte e Júpiter. Eles podem estar variando de tamanho, podendo ser até mesmo minúsculos. São compostos por blocos de rocha e ferro, o que é muito diferente de um cometa, assim, como falamos abaixo.
Cometas
A sua formação é feita por meio de poeira cósmica e gelo e os historiadores e paleontólogos, acreditam que foi a queda de um cometa, que provocou a extinção dos dinossauros, em nosso planeta. E a preocupação com tal fator ainda existe, pois eles causam, um gigantesco impacto quando se chocam com alguma coisa. E para quem não sabe, eles passam muito próximo da órbita terrestre.