O ambiente de trabalho deve ser tranquilo, pacifico. Se este ambiente fosse um mar de rosas, tudo seria mais simples em lidar com os colegas e, principalmente, o trabalho que deve ser executado no dia-a-dia. Mas sempre haverá algo ou alguém que incomodará os colegas, a ponto de causar diversos problemas. E através deste artigo, iremos apresentar à vocês algumas dicas de como controlar suas emoções no ambiente de trabalho.
Dicas
Primeiro passo, antes de ir trabalhar, acordar com disposição. Tome um banho todas as manhãs e espante a preguiça. Alimente-se bem e se tiver um tempinho, antes de ir trabalhar, faça um alongamento ou uma meditação. Caso não tenha tempo o suficiente para isso, não tem problema, pode fazer na parte da noite após o expediente.
O segundo passo é analisar os seus pensamentos, tentar organiza-los todos os dias, deste modo não passará por nenhuma situação de estresse e não se incomodará ao ver aquilo que não gosta. É fundamental que tenha ânimo, pensamentos positivos e fazer tudo com boa vontade.
Atenção: contar até dez, respirar fundo, tomar um copo de água, lavar o rosto e outras ações só ajudam, quando há o estresse.
O terceiro passo é no ambiente de trabalho. Lá você só pode mandar no próximo caso seja o chefe mas, mesmo assim, só pode fazer tal ato com sensatez. E mesmo se não for o chefe da empresa, respeite o colega, seja paciente e cumpra seus deveres que tiver que cumprir. Se tiver algum problema fora do âmbito de trabalho, deixe-o fora desse ambiente e foque em suas tarefas.
O quarto passo é dado para aprender a lidar com os erros do próximo, lembre-se todos estão sujeitos a errar, até mesmo você. Isso é essencial, pois todos erram, no trabalho, em casa, com os amigos, em fim. Por tanto, antes de julgar qualquer pessoa, olhe à si primeiro.
Lembrando: quando descrevemos “controlar as emoções no ambiente de trabalho“, não estamos querendo dizer que seja apenas um problema com o colega, mas sim em com todos os meios, seja familiar, amoroso ou até mesmo de uma amizade. Todo e qualquer tipo de emoção deve ser contido no trabalho, pois quem necessita do seu serviço não precisa de sua emoção.