O exame de fezes é feito para verificar se há parasitas, sangramento gastrointestinal, problemas no fígado e deficiência na absorção de vitaminas no organismo. Ele pode estar sendo solicitado pelo médico, para avaliar: as funções digestivas, a quantidade de gordura nas fezes ou ainda, ovos de parasitas.
E pode estar sendo pedido para qualquer pessoa, independente do sexo, idade ou peso. Sempre que o médico lhe pedir um exame desses, faça. Não precisa de ter vergonha, pois é por meio dele que saberá os problemas, pelo qual, o organismo está passando.
E se você é mamãe e o médico que acompanha seu filho pediu que fizesse esse exame, mas você ainda não sabe como executar tais procedimentos, fique calma. Iremos lhe explica-lo, passo a passo, logo mais abaixo.
Como coletar as fezes do bebê
A primeira coisa a se fazer é verificar se existe o coletor para o tamanho dele. O coletor pode ser encontrado em qualquer farmácia ou em lojas e departamentos de produtos clínicos e médicos.
Enfim, tendo o coletor em mãos, basta vesti-lo no bebê antes dormir, pois tem de ser as primeiras evacuações do dia. O mesmo acontece quando pedem a urina para fazer tais exames. Feito isso é só esperar com que o seu filho faça os dejetos, para depois ser recolhido e colocado no coletor de entrega.
Atenção: o coletor descartável pode ser colocado juntamente da fralda. Depois é só retira-lo. E caso não consiga encontrar o coletor apropriado, pode deixar com que o seu bebê evacue na fralda mesmo.
E para aqueles bebês que já são crescidinhos e usam o peniquinho, fica mais fácil ainda. Basta colocar o coletor dentro do peniquinho e deixar com que o seu filho evacue no mesmo. É chegado o momento final, pegue com papel higiênico os dejetos do bebê e coloque no coletor transparente e lacre-o.
Depois coloque a descrição com nome nome completo de seu filho, data de nascimento e idade. Quando adulto o procedimento é o mesmo.