As verrugas são pequenos crescimentos sob a pele, não dolorosos e que podem possuir diversos formatos e cores. Causadas por um vírus chamado Papiloma Vírus Humano também conhecido popularmente como HPV. Ele infecta a camada superior da pele, causando erupções que formam o que chamamos de verrugas.
Elas podem surgir normalmente e também desaparecer, não são um caso a se preocupar, exceto que estejam localizadas em suas genitais, também podem influenciar na estética da pele. Para eliminá-las, será preciso que o portador vá até um dermatologista e peça a ele uma análise concreta para identificação do seu tipo de verruga, também para orientação do tratamento mais adequado.
Tipos existentes de verrugas
- Verruga plantar
- Verruga genital
- Verruga periungual
- Verruga subungual
- Verruga comum
- Verruga filiform
- Verruga vulgar
- Verruga plana
Realizando o diagnóstico o médico poderá optar pelas seguintes condições de tratamento:
1° Procedimento cirúrgico feito a base da aplicação de ácidos no local, cauterização ou aplicação de nitrogênio líquido ou neve carbônica, que acarretam a destruição.
2° Por meio de medicamentos vendidos em farmácias, que congelam a verruga e em instantes as destroem.
Cuidados
Existem alguns cuidados que os especialistas orientam a ter quando ocorre a retirada da verruga, sendo esses:
» Evite de coça-las ou até mesmo retirá-las a força, esse ato pode fazer com que retornem e ainda se reproduzam. Portanto, se você possui verrugas, procure um dermatologista, médico especializado nas incidências da pele.
» Não deixe o local aberto a infecções depois da cirurgia, tampe-o com auxílio de gases no momento do banho e não passe nenhum tipo de produto, isso poderá impedir a cicatrização.
Observação: Caso possua alguma dúvida, procure auxílio de um especialista, assim terá um parecer mais preciso do seu quadro.