O bebê mau abre a boca e todo mundo que esta presente no local já o rodeia achando que ele vai dizer algo , é lógico, há sempre uma ansiedade maior para o lado dos pais, pois querem o escutar os chamando. Então, todos já ficam ali, tentando detectar o que ele esta tentando pronunciar, com intuito de ajuda-lo, a falar a sua primeira palavra.
E como todos sabemos, esse momento é normal, porém alguns esperam que ele aconteça antes da idade certa, que por sua vez é a partir dos seis meses de idade. Nesse período ele já começa a expressar as primeiras sílabas, que normalmente são: bababa ou papapa. Mas é somente com 12 meses, que os papais terão chance de ouvir ele dizer corretamente: mamãe ou papai.
No mais algumas crianças podem demorar um pouco mais, para poder falar, mas esse problema não deve ser levado em consideração pelos pais, a não ser que ele passe dos 24 meses, pois a partir daí, pode ser que ele tenha algum problema de pronúncia ou ainda de audição. Então é preciso recorrer ao médico. Enfim, para que esse desenvolvimento da linguagem ocorra dentro do esperado, pode-se estar seguindo alguns meios como os citados abaixo.
. Diga sempre a pronúncia correta. Procure sempre pronunciar as palavras corretamente , pois assim, ele aprenderá de modo certo, o que quer falar e ninguém e muito menos ele, irá confundir, com outra coisa.
. Falar da forma natural. Evite falar no diminutivo ou ainda com a voz mais fina, pois assim, ele irá se sentir dentro do seu meio, e agirá naturalmente. Por tanto mamães e de mais, conversem normalmente com a criança.
. Olhe para ele e mostre sua boca. Fazer esse ato, ajuda o bebê a perceber o modo certo que deve pronunciar as palavras e também, o que tem de fazer para que o som sai de modo correto. Por tanto, sempre que houver necessidade, que ele não estiver dando conta de pronunciar a palavra que deseja, peça para que ele olhe, para sua boca.
. Cuidado com a ansiedade e euforia. Os pais, tem o costume de forçar o bebê a falar, e quando isso não vem acontecer, eles ficam bravos e acabam estressando o mesmo, que por sua vez, acaba se contendo mais ainda.
. Não o deixe acomodado, não o mime de modo algum. Bebês tem mania de chorar para tudo que deseja, e isso não é certo. E necessário com que ele procure meios de mostrar aos seus pais, ou ainda, há quem estiver por perto, o que ele deseja. Por tanto, nada de ceder o que ele deseja.
. Brinque bastante, pois os brinquedos e brincadeiras, estimulam as crianças a quererem falar.
. Desligue quaisquer tipo de eletrônico, pois se não acontecerá uma competição com a voz de quem esta falando com ele, e então, o bebê não saberá onde tem de prestar atenção. Por tanto, preste atenção quanto a isso, e mantenha sempre o ambiente em silêncio.