Muitas gravidas de primeira viagem ficam com medo quando descobrem que o colesterol está alto, mas o que elas não sabem é que ele tende a aumentar cerca de 60% durante período de gestação. o colesterol tende a subir na 16° semana de gestação e se normaliza lá pela 30° semana.
Caso a mulher já tenha colesterol alto antes de engravidar, o cuidado deve ser redobrado. Terá de fazer uma dieta reforçada para que o colesterol não aumente e traga sérias complicações á mãe e o bebê.
Então, você que está grávida e está passando pelo período do pré-natal, faça um exame de sangue e descubra como anda o nível de colesterol. E além disso, verifique se não há outro problema de saúde.
Sintomas causados pelo colesterol
Por se tratar de uma doença que causa problemas no sistema vascular e acarreta outros problemas em demais órgãos. Atenção aos seguintes sintomas:
> Dormência nas mãos e braços.
> Inchaço dos membros.
> Tontura.
> Perda do equilíbrio.
> Dor no peito.
> E agitação ao realizar as atividades físicas.
Como baixar o colesterol ?
Na gestante não é indicado nenhum tipo de medicação, apenas uma dieta rica em fibras e vitamina C. Além disso, pede-se que a grávida realize algum tipo de atividade física, caso seja sedentária, para que possa perder calórias.
E por mais difícil que seja, durante o período de tratamento, a mulher que está gravida deve evitar os alimentos que sejam processados, industrializados ou gordurosos. No lugar deles deve acrescentar legumes e cereais integrais.
Dica: dois sucos que ajudam a diminuir o colesterol, cenoura e uva.