Você deve estar pensando que o código de vestimenta corporativa tem algo a ver com servidores públicos de defesa não é? Pois não é. O Dress code, como é chamado entre os gestores de recursos humanos, trata-se da maneira como os funcionários de qualquer organização se veste, apresenta no ambiente de trabalho e para os clientes.
Pois é, atualmente as empresas estão cada vez mais preocupadas com a aparência de seus funcionários, a final de contas eles são o cartão de visita da instituição onde trabalha.
E para que funcione, é preciso ter, desde o início, uma noção básica do que deseja no ambiente de trabalho. Ou seja, será necessário o funcionário ir de terno e gravata para um escritório ou se ele poderá ir de esporte fino. Tudo isso irá depender de acordo com o segmento da organização.
Por exemplo: em um banco, os funcionários devem estar presentes no código de vestimentas social. Mas em uma loja de produtos agrícolas, os funcionários podem estar trajando um uniforme de esporte fino ou country, mas sem fugir dos padrões da empresa.
E tal produção dos funcionários no quesito de apresentação pessoal, o mesmo transmite confiabilidade e credibilidade à empresa aos clientes, que ao observar o funcionário verá o comprometimento não só da empresa, mas do empregado para com o trabalho a ser desenvolvido.
E para que tudo funcione perfeitamente, os funcionários tem que compreender a importância de seguir o código de vestimentas por meio de palestras para mostrar à eles o quanto que isso pode influenciar na carreira profissional e também na vida pessoal.