O cisto em si é uma bolsa de líquido, que pode estar se formando em qualquer parte do corpo, principalmente no ovário. Ele pode ser tanto benigno como maligno, e por sua vez, também pode estar sendo assintomático, ou seja, o seu portador, pode não sentir nenhum tipo de sintoma, o que por sua vez, não é nada bom, pois caso ele não seja tratado a tempo, pode se tornar um grande problema e até mesmo precisar de uma cirurgia para evitar o pior.
Causas, Diagnóstico e Tratamento
E o motivo que o provoca, por muitas vezes pode ser desconhecido, mas na maioria das vezes, estão relacionados com alterações hormonais. E para conseguir identificar o seu grau e também saber o seu tipo é necessário realizar exames como palpação da região pélvica, ultra-sonografia transvaginal, tomografia computadorizada e ressonância magnética. Feita a sua identificação, o médico poderá solicitar outros exames para verificar se ele está relacionado ao câncer de ovário
E o seu tratamento como já dito antes, pode estar variando conforme o tipo de cisto que a mulher possui, visto que muitos podem desaparecer espontaneamente. E em outros casos o ginecologista poderá estar realizando uma cirurgia para retirada dos cistos por meio da laparoscopia. Enfim, vamos agora conhecer os tipos de cistos e quais são os sintomas que eles podem estar causando.
Tipos de Cistos
° Cisto folicular: ele se forma quando não há ovulação e geralmente não apresentam sintomas e não há necessita de tratamento.
° Cisto de corpo lúteo: se forma após a liberação do óvulo, transformando-se assim, em um corpo lúteo.
° Cisto hemorrágico: ocorre quando há sangramento da parede do cisto para o seu próprio interior. E ele pode provocar dor pélvica no lado do ovário afetado.
° Cisto dermóide: que também pode ser chamado de teratoma cístico maduro. Ele só vai precisar de tratamento em alguns casos, e quando preciso, pode estar sendo feito por meio de uma laparoscopia.
° Endometrioma ovariano: que também pode ser chamado de cisto endermóide, vai ser aquele que é formado quando o endométrio cresce nos ovários. E ele pode ser tratado com o uso de medicamentos ou então, de cirurgia.
° Ovários policísticos: é caracterizado pelo presença de vários cistos ovarianos na parede externa do ovário, que por sua vez, pode gerar sintomas como o atraso menstrual e a infertilidade.
° Cisto adenoma: se trata de um cisto ovariano benigno, que deve ser retirado através de laparoscopia.
Sintomas
Os sintomas podem aparecer ou não, tudo vai depender do organismo, e do caso, da portadora. No mais, eles podem ser os seguintes:
° Dor na região pélvica, como se estivesse com cólica menstrual.
° Dor durante as relações sexuais.
° Atraso da menstruação.
° Aumento da sensibilidade nas mamas.
° Sangramento vaginal fora do período menstrual.
° Aumento de peso.
° Enjoos e vômitos.
° Cansaço fácil e dificuldade para engravidar.
Atenção: Tome cuidado com os sintomas, pois eles podem fazer com que pense, em uma possível gravidez.