As Células- tronco são mitoses de zigoto. Elas surgiram devido um espermatozoide ter fecundado um óvulo, dando origem assim ao zigoto. E as células eucarióticas dividiu os cromossomos entre células, fazendo com que se diferenciassem dos folhetos germinativos e logo depois dos tecidos é órgãos do organismo.
A Célula tronco pode ser chamada também de : célula mãe ou célula estaminais. Elas conseguem se diferenciar em qualquer outro tipo de célula e podem constituir qualquer tipo de tecido. E podem estar sendo divididas em:
- Células tronco embrionárias
Elas são retiradas dos embriões (que é uma massa de células, que e implantado no útero de uma mulher, que irá se desenvolver). E podem ser:
–
– Pluripotentes: que podem ser retirados do embrião, logo após o quinto dia de ovulação.
Quando se trata de estudos o Brasil não fica de fora. O Instituto Nacional de Cardiologia (INC) e do Instituto de Biofísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), estão fazendo experimentos com células do sangue menstrual. Eles querem transformar elas em células- tronco embrionárias e por meio delas, conseguir descobrir meios de salvar vidas.
- Células tronco adultas
Podem ser retiradas de qualquer parte do organismo e são mais limitadas do que as células embrionárias.
Exemplo: Médula óssea, fígado, sangue cordão umbilical e outros.
A vários estudos sobre as células- tronco, os cientistas tentam descobrir por meio delas a cura, amenização ou tratamento para doenças, como: o Mau de Alzheimer, diabetes, doenças renais, hepáticas e outras. Elas também podem ser utilizadas para terapia celular e clonagem Reprodutiva.
Vídeos
O vídeo a seguir, foi feito pela Secretária de Educação do Estado da Bahia. Nele o professor, Caio Moreno explica o que são as células tronco.
https://www.youtube.com/watch?v=hZ9he6nvjcc
Para se ter uma noção melhor do tanto que a célula tronco é importante, assista o vídeo a seguir.