Muitas pessoas praticam a calistenia, seus métodos e não sabem disso, por não identificarem a definição desse termo. Observando a forma geral dessa expressão, podemos dizer que ela corresponde as atividades e exercícios físicos que são realizados com o uso de alguns aparelhos, onde somente o peso do corpo é adicionado, testando a resistência dos indivíduos.
Em uma explicação mais fácil, podemos visualizar o método calistênico nas aulas de Educação Física, onde o professor coloca os seus alunos para realizar exercícios em barras, bastões, com abdominais, corridas, flexões de braços, etc, testando as suas aptidões físicas.
Segundo várias pesquisas realizadas sobre o assunto e divulgadas por Marcelo Costa, o termo calistenia vem da expressão grega Kallos Sthenos, onde Kallos significa belo e Sthenos, força. Essa prática foi criada e fixada pelo Dr. Lewis e pela ACM (Associação Cristã de Moços), mas atualmente vem sendo praticada por indivíduos do sexo masculino e feminino.
Todas as pessoas podem praticar os métodos calistênicos, onde avançaram em níveis e intensificações de acordo com a resistência que irão adquirir com os treinos. Os exercícios aeróbicos foram baseados nessas práticas e proporcionam grandes benefícios aos seus treineiros.
Principais benefícios
» Perda de peso;
» Aumento da resistência física;
» Definição muscular;
» Ganho de massa magra.
A principal modalidade lançada no mercado fitness em relação a calistenia é o treino CrossFit, projeto de exercícios livres, que sempre desafia o seu praticante a superar seus obstáculos, metas e aptidões, promovendo um rápido emagrecimento e uma excelente beleza estética corporal em pouco tempo.