Bulimia e anorexia são doenças distintas que confundem bastante a cabeça de várias pessoas. Muitas delas pensam que se trata da mesma enfermidade. Há um certo preconceito e rejeição pela sociedade em relação a estes distúrbios. São doenças que devem ser vencidas pela força de vontade, caso não haja tal empenho dificilmente o individuo sairá desta situação com vida. Conheça a seguir os principais pontos destas patologias.
Bulimia
O indivíduo exagera na ingestão de alimentos, em seguida provoca vômito colocando tudo que foi ingerido para fora. A ação é uma tentativa de impedir o ganho de peso.
Causas
O problema acomete com frequência adolescentes e jovens adultas. O bulímico geralmente está consciente de que seu padrão não é normal, mas sente medo ou tem algum sentimento de culpa com relação ao comportamento. O distúrbio pode estar relacionado aos seguintes fatores:
- Genéticos;
- Psicológicos;
- Traumáticos;
- Familiares;
- Sociais;
- Culturais;
Sintomas
O sintoma principal é o desequilíbrio psicológico e alimentar, mas o portador também pode apresentar:
. Sensação de mal-estar;
. Vômito autoinduzido;
. Prática de exercícios físicos em excesso;
Tratamento
Para que o portador se trate é preciso paciência, pois haverá rejeição da ideia. Recomenda-se que:
. Frequente grupos de autoajuda;
. Tente manter o controle psicológico;
. Vigie a si mesmo para que não faça como antes;
. Realize um acompanhamento psicológico;
. Evite ingerir qualquer medicação sem prescrição médica;
O início do tratamento é realizado com acompanhamento de um psicologo. Nas primeiras sessões o paciente terá ampla visão dos problemas causados pela doença. Se necessário, o portador deverá tomar medicações e ser internado para que seja observado de perto por especialistas.
Anorexia
A anorexia, assim como a bulimia, é um distúrbio alimentar e psicológico que provoca perda de peso excessivo em pessoas consideradas saudáveis de acordo com idade e altura.
Causas
A pessoa com anorexia tem medo de engordar, não considera seu comportamento errado, se vê sempre acima do peso mesmo estando abaixo. Faz uso de remédios, exagera nas atividades físicas e utiliza todos os métodos possíveis para emagrecer. Acompanhe a seguir os principais motivos:
. Busca pela perfeição;
. Preocupação com a estética;
. Problemas de alimentação desde criança;
. Ideias sociais e culturais relacionados a saúde e beleza;
. Autoimagem negativa.
. Ansiedade.
Sintomas
. Pele manchada ou amarelada.
. Pensamento confuso ou lento.
. Depressão.
. Boca seca.
. Sensibilidade ao frio devido a perda de gordura.
. Perda de resistência óssea, logo dores por meio das mesmas.
. Desgaste dos músculos e perda excessiva de gordura corporal.
Tratamento
O maior desafio é fazer com que reconheça a necessidade de ajuda. O objetivo do tratamento é fazer o doente recuperar o peso ideal através de uma alimentação balanceada e saudável. Voltar gradativamente à sua interação com a sociedade. A relação social, principalmente com pessoas que pessoas que estão ao seu lado, ajudará na recuperação. Mas para chegar a recuperação completa, deve estar ciente que depende apenas de si mesmo e da sua força de vontade.
Para que isso aconteça, é preciso ter o acompanhamento de especialistas na área de nutrição, psicologia ou psiquiatria e clínico geral. Fora isso, o paciente também deverá fazer acompanhamento em grupos de autoajuda.
Se o caso não for tratado ou se os sintomas persistirem, o portador deve ser internado em uma clínica de reabilitação, caso contrario, se não houver nenhuma intervenção, o indivíduo pode vir a óbito.