O corpo é o espelho daquilo que sentimos e muitas vezes tende a reagir, avisar que algo diferente está acontecendo. Então, o organismo mostra de alguma forma que algo está acontecendo e que providências deverão ser tomadas em imediato. E um destes avisos se dá através do surgimento de bolinhas redondas com uma massinha branca em seu interior, que se cutucada ou espremida expelirá a massinha, mas ficará marcada e a mesma ainda poderá voltar.
A bolinha pode ser acometida por diversos motivos, porém os principais são a acne, cravos ou a queratose pilar. Estas podem ser identificadas pelo dermatologista. Por tanto, se possui algo do gênero, já sabe a quem procurar. Vejamos a seguir como cada uma tende agir na pele e o que fazer para que desapareçam.
Acnes e Cravos
Ambos acometem devido ao acumulo das glândulas sebáceas, ou seja, por causa da oleosidade e gordura encontrada no tecido da pele. Eles podem ser identificados a olho nu ou clínico. Para tratar é necessário procurar um dermatologista. Veja alguns exames que deverão ser realizados, assim como os cuidados:
* Limpeza diária da pele.
* Esfoliação semanal da parte afetada.
* Evitar sabonetes e outros produtos oleosos ou que contenham álcool.
* Trocar a fronha que se usa para dormir.
* Realizar acompanhamento médico ( dermatologista) até o fim. O mesmo poderá ministrar medicamentos durante o tratamento.
Tanto as acnes quanto as espinhas só desaparecerão se o portador estiver disposto a cuidar. Agora vamos saber um pouco sobre o que se trata a queratose pilar.
Queratose Pilar
É uma condição cutânea comum, onde a proteína na pele forma tampões duros nos folículos capilares, em qualquer parte do corpo. Ela é inofensiva e parece passar de geração em geração, porém é comum que ela surja em pessoas que possuem pele desidratada (seca) ou ainda que tenham dermatite atópica ou eczema, como é mais conhecida. A queratose pilar tende a agravar no inverno.
Para conseguir identifica-la das outras é preciso analisar:
. Pequenas “bolinhas” que surgem na parte de trás dos braços e coxas.
. Bolinhas que aparentam uma lixa áspera.
. Que sejam da cor da pele e tenham o tamanho de um grão de areia
. Ter coloração rosa ou branca.
O tratamento pode ser realizado em casa através de loções umectantes para acalmar a pele. Cremes que contém ureia, ácido lático, ácido glicólico, ácido salicílico, tretinoina ou vitamina D, pode ser ministrados. Contudo, o tratamento só pode ser ministrado por intermédio de um médico. Não recomenda-se, em hipótese, realizar a automedicação. a