É chamado de arma branca todo objeto que é utilizado agressivamente para defesa ou ataque. Mas, longe do cenário de violência, seu uso é corriqueiro para executar diversas atividades, sejam elas domésticas ou comerciais. Dentre elas temos:
* Machado
* Faca
* Martelo
* Navalha de barbeiro
* Agulha
* Picareta
* Facão e outros.
Se enquadra nesse meio todos aqueles objetos que podem estar sendo utilizados para ferir o próximo.
Espécies
Elas podem estar sendo classificadas em sete classificações, sendo elas:
1° Cortantes, que vão ser instrumentos caracterizados por uma borda delgada que pode ser chamada de gume ou corte. Afiada o bastante para seccionar tecidos por meio de pressão. Um bom exemplo dessa espécie é a gilete e navalha de barbeiro.
2° Perfurantes, são os instrumentos terminados em ponta aguda de secção circular ou ainda poligonal. O instrumento serve para perfurar. Um exemplo dessa espécie é a agulha ou florete.
3° Perfurocortantes são objetos constituídos por uma lâmina que vão apresentar uma ponta e um ou mais gumes. Eles são utilizados para perfurar e cortar. O exemplo que temos é a faca.
4° Contundentes, vão atuar pela pressão de choque. Neste quadro temos o: taco de beisebol, martelo e até mesmo o rolo de massa de cozinha.
5° Cortocontundentes, são as peças que podem cortar e ao mesmo tempo esmagar. O exemplo usado para identificar esse objeto é: a foice, machado e o cutelo.
6° Perfurocontundentes, são as peças que podem provocar a perfuração. O exemplo usado para sua identificação é a picareta ou até mesmo o arpão.
7° Perfurocortocontundentes, são peças que podem cortar perfurar e fraturar o alvo. Temos como exemplo o: facão de selva.