A metamorfose, que por sua vez é a transformação de um ser em outro, pode acontecer no reino animal. E os animais que podem sofrer esse tipo de mutação são os moluscos, anfíbios, algumas espécies de peixes e também os insetos. E saiba você, que isso é muito normal, ao contrário do que muitos imaginam. Acompanhe.
Processo de Metamorfose
As fêmeas dos animais que sofrem metamorfose, põe seus ovos em lugares que acham seguros, e logo após a sua postura, eles eclodirão e até se transformar em larvas. E nessa fase, o animal, irá se alimentar bastante, por isso pode acabar ficando nessa fase durante dias, isso dependendo da espécie. Por exemplo:
As larvas do mosquito da dengue que ficam submersas na água parada, se alimentam de matéria orgânica contida no local onde esta e podem ficar nesse estágio durantes dias e semanas, tudo vai depender da oferta do alimento e também da temperatura, pois para elas, quanto mais quente, mais rápido é o seu desenvolvimento. terminado essa fase a larva se transforma em uma pupa , que por sua vez é uma outra fase.
E já no caso das borboletas, a fase de lagarta pode durar alguns meses, ou até mesmo um ano completo. e durante ela, as lagartas se alimentam de plantas, do local onde se encontram. E somente depois de bem alimentadas e crescidas e que elas passam à fase de pupa, assim, como a larva do mosquito da dengue.
E quando o animal chega nessa fase de pupa, ele fica em repouso e não se alimenta, durante dias e até mesmo meses. e chegando na fase final, a pupa do mosquito da dengue se transforma em mosquito, por volta de três dias e a pupa da borboleta, que também pode ser chamada de crisálida, fica envolta em um casulo por volta de mais 30 a 35 dias, para somente depois ele se romper e sair dali de dentro uma borboleta adulta.
Enfim, para que a metamorfose venha acontecer é necessário que o animal se alimente bem e esteja em um local bem seguro, onde não lhe falte nada, pois assim, ele poderá se desenvolver normalmente, até chegar a forma que deve possuir.