Angina pectoris, ou angina como a doença também é denominada e mais conhecida popularmente é causada pelo estreitamento das artérias, ressaltando que as artérias exercem, a função de conduzir o sangue ao coração. Quando há o estreitamento das artérias ocorre uma limitação na irrigação sanguínea, consequentemente essa limitação acaba provocando uma deficiência no suprimento de nutrientes e de oxigênio no coração. São existentes três tipos de angina, sendo eles:
Angina estável:
Esse é considerado o tipo mais comum, e geralmente ocorre quando o coração está trabalhando mais forte do que o usual. Esse tipo de angina aumenta significativamente a probabilidade de um futuro ataque cardíaco.
Angina instável:
Esse tipo de angina propõe ao indivíduo uma condição extremamente perigosa que requer tratamento de emergência, lembrando que a mesma pode ocorrer sem que o indivíduo faça esforço físico. Esse tipo de angina demostra de o ataque cardíaco pode ocorrer em um período breve.
Angina variante/Prinzmetal:
A angina variante é bastante rara, e normalmente, ocorre quando o indivíduo está repousando.
Sintomas da Angina:
Geralmente os sintomas da angina podem ocorrer com variação de intensidade e os sintomas também podem variar de acordo com o tipo de angina.
- Dor induzida por esforço;
- Dor em constrição ou queimação;
- Cansaço;
- Dispinéia;
- Dor crescente;
- Dor induzida por estresse emocional;
- Dor que cede com o repouso ou uso de medicamentos específicos;
- Dor de duração inferior ou superior à 20 minutos;
- Dor que não cede com o uso de medicamentos específicos;