A anemia falciforme está presente no indivíduo desde o seu nascimento (congênita), ressaltando que em alguns bebês a anemia falciforme não manifeste nenhum sintoma até o quarto mês de idade. Normalmente, os sintomas e sinais da anemia falciforme são variáveis. Sendo que em alguns indivíduos a anemia falciforme apresenta sintomas moderados, e em outros a doença apresenta sintomas mais severos.
Os principais sinais e sintomas que mais acometem indivíduos com anemia falciforme são:
- Fadiga;
- Pele pálida;
- Falta de fôlego;
- Dores no peito;
- Tontura;
- Mãos e pés frios;
- Cefaleia (dor de cabeça);
- Dor súbita por todo o corpo (essa dor é denominada como crise falciforme), normalmente essa dor aeta os ossos, articulações, pulmões e abdômen;
A dor da crise falciforme pode ser classificada entre aguda ou crônica. Entretanto, a dor aguda é por vezes mais comum e pode variar a sua intensidade entre dor moderada a dor muito forte, chegando a durar períodos indeterminados, que pode variar entre horas ou dias.
Já a dor crônica normalmente, se manifesta por períodos mais prolongados, durando semanas ou até meses. Quando o indivíduo que possui anemia falciforme e não se hidrata de maneira adequada, a crise falciforme se torna mais propicia.