Ela pode ser chamada pelos os dois modos tanto águia pequena como águia de botas. Isso acontece pelo fato dela ser menor do que as verdadeiras – europeias e também de sua plumagem formar uma bota em suas pernas e pés. Por tanto, não ache estranho se ver esse nome por ai.
A Hieraaetus pennatus, como é chamada cientificamente, é confundida com o bútio devido o tamanho, porém o seu corpo é mais esguio e a ave mais ágil. O seu voo é veloz e ela consegue mudar rapidamente de direção, bem como as originais fazem. Por isso recebem o nome de pequena.
Nativa das florestas da Europa e Ásia ocidental, a águia pode aparecer em várias plumagens, mas as asas e o dorso será sempre marrom-escuro, mas o ventre pode ser do mesmo marrom ou quase branco. Quando é inverno, a ave migra para o sul da Ásia ou África onde se prepara para o acasalamento. E durante o período de reprodução elas procuram refugio em florestas e devido a isso acabam se alimentando de outras aves, roedores, serpentes e insetos.
O ninho, constituído de galhos secos, é construído pelo macho e fêmea. A fêmea põe cerca de dois ovos na primavera e os choca durante um mês e somente seis semanas depois dos filhotes já terem saído da casca é que eles voam.
Características
Filo: Chordata
Classe: Aves;
Ordem: Falconiformes;
Família: Accipitridae;
Comprimento: entre 45 e 52 cm;
Envergadura: 1,20m;
Peso: acima de 1,3 kg;
Enfim, a águia-de-botas não deixa de ter o seu glamour somente pelo fato de seu tamanho, ela pode surpreender qualquer um pela sua beleza mas também por sua força.