As águas vivas, também chamadas de medusas (Cyanea lamarchi) ou mãe d’água, correspondem a um grupo de cnidários adultos, de vida livre, pertencentes as classes Hydrozoa, Cubozoa e Scyphozoa, que nascem, crescem, se reproduzem e morrem nos oceanos – a maioria das espécies.
Características
Ao observar a sua estrutura corporal, é possível observar sua simetria radial, formada por duas camadas de células, uma epiderme e a outra gastroderme. No meio de ambas, possui uma massa gelatinosa, chamada de mesogleia, tendo ainda uma abertura para o exterior.
Os formatos dos seus corpos variam de acordo com suas espécies e habitats, sendo desde uma campânula quase fechada até um disco achatado. Possuem coroas de tentáculos formados por células urticantes, denominadas como cnidócitos, que são capazes de espinhos com a toxina nematocisto.
A boca da água viva se localiza dentro de um tubo curto que pende do centro do corpo. Ao seu redor, é possível ver formações que dão origem aos braços orais, isto é, a projeções de 4 cachos espalhados nessas margens.
Reprodução
Sua reprodução acontece de forma sexuada, onde seus ovos se resultam da fecundação e se desenvolvem posteriormente em pequenos pólipos, que se prendem ao fundo do mar. Assim que o brotamento acontece, os pólipos se tornam medusas. Em sua fase adulta, as águas vivas se desprendem dos pólipos, podendo assim começar um novo ciclo de reprodução.
Curiosidades
» As águas vivas da classe Cubozoa, podem levar à morte;
» Sempre que seres humanos forem picados por medusas, deverão ser encaminhados imediatamente para um centro médico hospitalar, para que os primeiros socorros e o tratamento adequado sejam ministrados o quanto antes;
» A classe Scyphozoa, pertencente a ordem Rhizostomae, são usadas como fonte de alimentos pelos seres humanos. O seu colágeno também vem sendo utilizado em várias pesquisas científicas, como no tratamento da artrite reumatoide.