A Anemia está se tornando uma doença comum nos dias de hoje, devido as pessoas morarem sozinhas e não se alimentarem devidamente; fazendo assim, com que falte os minerais essenciais para uma boa composição de defesa. A anemia em si, se trata de uma perca de células vermelhas no sangue; e com isso o sistema imunológico enfraquece.
Nas mulheres é mas frequente ocorrer a anemia, pelo fato de perderem sangue mensalmente na menstruação. O nome específico dessa anemia é Ferropriva. Ela está associada ao número de gestações que a mulher já teve, ao método de anticoncepção, de amamentação e a principal causa dela, a perca de sangue durante o período menstrual. A mulher que possui este tipo de anemia, possui o período mais longo de menstruação, que variam de 5 e 3 dias e a presença de coágulos mortos.
Os seus sintomas são comuns e muitas vezes podem passar por despercebidos; e só pode ser detectada pelo exame laboratorial . Os sintomas mais comuns são:
- Cansaço;
- Frio;
- Palpitações;
- Dor de cabeça;
- Falta de concentração e outros.
Tratamento:
O tratamento é feito por via oral. O paciente deve tomar entre 200 a 300 mg de ferro. E para isso são utilizados os sais ferrosos; eles podem causar desconfortos gastrintestinais; é a doze só pode ser reduzida depois de um laudo médico. Somente em casos graves, que é recomendado a injeção por via muscular ou intra-nervosa que na qual são compostas por ferro- dextran ou citrato.
Enfim, e sempre bom ter uma alimentação saudável, cheia de: minerais e proteínas; para que não ocasione nenhum tipo de doença que possa passar por despercebida e mais tarde vir a se tornar grave.