O surgimento ocorre quando há crescimento de tecido no local do ferimento. É constituída por lesões salientes, avermelhadas, rosadas ou escuras, e podem surgir em qualquer região da pele onde há cicatriz. A Queloide é uma cicatriz com desordem fibroproliferativa não contagiosa e nem indolor. Em miúdos, trata-se de um problema estético.
Sintomas
Os principais sinais e sintomas podem ser observados a olho nu. Tanto é que as lesões que se encontram sobre o local do ferimento apresentam protuberâncias mais salientes e enrijecidas, deixando a pele lisa, avermelhada ou rosada. Contudo elas costumam ser mais comuns na região dos ombros, orelhas e face. Eventualmente pode provocar algum tipo de coceira ao redor da região.
Diagnóstico
Para realizar o diagnóstico é necessário que um dermatologista especializado analise a situação de perto, pois pode se tratar de uma cicatriz hipertrófica que, ao contrário da queloide, não regride com o passar do tempo. Se o especialista não conseguir identificar, mesmo que seja olhando, ele poderá pedir uma biópsia da lesão para ter certeza do que se trata.
Tratamento
Na maioria dos casos a Queloide não precisa de tratamento pois ela tende a regredir com o tempo, mas em outros é necessário o cuidado. Em alguns é preciso uma intervenção cirúrgica para remove-la e até mesmo fazer uso de corticoides e terapia a laser.
Prevenção
>> Não arranhe e nem coce a crosta em formação.
>>Tenha uma alimentação rica em nutrientes como tomate, pimentão, ovo, fígado, cereais, entre outros.
>> Limpe a ferida e a cubra com gazes.
>> Se a cicatriz começar a se transformar em queloide procure auxílio médico de imediato.
>> Evite fumar e ficar muito tempo exposto ao sol.