Muitas mulheres quando engravidam, ficam cansadas e com sono quase o tempo todo, mas existem alguns casos das gestantes terem insônia, e isso é normal. Segundos os pesquisadores, ela se dá devido alterações hormonais típicas desta fase, porém, ainda é um caso a ser estudado, pois é raro isso acontecer.
No mais, mulheres ansiosas, estressadas ou ainda, que têm outros problemas emocionais, tendem a sofrer mais com insônia durante a gravidez. Contudo é muito comum a grávida sentir muito sono no primeiro trimestre de gestação e sofrer com insônias lá pelo terceiro trimestre. E tal ação pode trazer consigo um certo desconforto, tanto para mamãe, como para barriga e bebê.
Todavia, como a progesterona encontra-se aumentada durante a gravidez, então, ela pode ser a causa da insônia para muitas grávidas. E além disso, ela tem ação sedativa sobre o sistema nervoso central, o que acaba provocando a sonolência. E não para por aí, pois o hormônio estrogênio que também é muito abundante nesta fase, possui efeito estimulante, o que acaba fazendo com que se tenha despertares noturnos durante a gestação.
O que fazer?
Para que se consiga ameniza-lá, pode estar fazendo as seguintes coisas:
. Tentar dormir sempre na mesma hora e em um quarto tranquilo.
. Colocar um travesseiro entre as pernas para ficar mais confortável.
. Evitar café e outras bebidas estimulantes após às 18h.
. Evitar ambientes muito claros e barulhentos.
. No momento em que for dormir concentra-se na respiração.
E se nada adiantar, pode-se ainda conversar com o médico para que ele possa estar passando a medicação mais apropriada para o caso. Mas atenção, eles só devem ser prescritos pelo obstetra. No mais, a mamãe pode ficar tranquila, pois a insônia não irá prejudicar o bebê, no entanto, é importante para saúde da mulher que esta grávida, dormir no mínimo 10 horas por dia.
Dica: Depois do 5° mês de gestação não durma de barriga para cima, somente virada para o lado esquerdo.