A sinusite é uma inflamação na região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. Trata-se de uma doença secundária a uma infecção, quadro alérgico ou qualquer fator que atrapalhe a drenagem de secreção. Por isso deve ser tratada com atenção.
Causas
A sinusite alérgica pode ser causada por agentes infecciosos como bactérias, fungos, vírus e outros fatores que podem desencadear a rinopatia alérgica, que acontece devido a exposição a determinados agentes químicos e alterações na anatomia nasal ou dos seios da face. Veja os tipos de sinusites:
. Aguda – É quando os sintomas estão presentes em um período inferior a 12 semanas.
. Crônica – É quando o inchaço e a inflamação dos seios nasais estão presentes por mais de 12 semanas.
Sintomas
. Secreção nasal;
. Dor de cabeça;
. Dor nos olhos e na face;
. Dificuldade em respirar;
. Febre;
Tipos de Tratamento
A sinusite alérgica não tem cura, mas pode ser controlada.
O tratamento para sinusite alérgica pode ser ministrado através do uso de antialérgicos. Mas àqueles que não podem e não querem tomar nenhum tipo de medicação, o médico indicará que o paciente consuma bastante líquido, principalmente água, pois ela ajuda as secreções ficarem mais fáceis de serem eliminadas. E aliando a água, você também pode ingerir sucos ricos em vitamina C, como a laranja e acerola ( lembrando que ambos devem ser naturais).
Observação
* Não ficar em locais fechados que contenha ar-condicionado, pois ele facilita a infecção através de fungos, vírus e bactérias;
* Trocar as fronhas e lençóis de sua cama regularmente ( 1 semana);
* Lavar o cobertor e edredom ao menos uma vez na semana;
* Evitar locais onde há acumulo de poeira e pelos;
* Não ter cortinas ou carpetes nos locais onde for passar a maior parte do tempo;
* Se possível, evitar travesseiros e ursos de pelúcia;