Para manter o corpo com um físico bem trabalhado é importante o atleta, que seja profissional ou de academia, manter uma série de atividades que intensifiquem os músculos, sem causar danos nos ligamentos. Lembrando que os resultados dependem primeiramente do biotipo de cada pessoa e a regularidade com que são praticados os exercícios.
A base de um treino para hipertrofia está em manter a pontualidade das atividades determinadas em cada série. Cada pessoa tem um condicionamento diferenciado, por isso precisa do acompanhamento de um profissional da área para garantir a segurança dos exercícios, bem como é responsável por dar dicas importantes para almejar devidamente os resultados. Além disso, é de extrema importância não fazer uso de qualquer suplemento sem a recomendação de um médico ou nutricionista.
Os exercícios que podem auxiliar para aumentar a hipertrofia podem ser intercalados da seguinte forma:
1º movimento –
O agachamento é excelente para obter força e massa muscular. Ajuda a construir pernas musculosas, pois estressa boa parte dos músculos superiores e produz hormônios anabólicos a cada vez que é repetido.
2º movimento –
Este exercício promove força e ganhos musculares com maior evidência nas costas e também em todo o corpo.
3º movimento –
As paralelas servem para desenvolver a parte superior do corpo, trabalhando o peitoral, tríceps e ombros de forma mais intensa.
4º movimento –
A barra-fixa é o exercício perfeito para construir as costas e o bíceps, podendo ser utilizado também no lugar dos exercícios inferiores.
5º movimento –
Todas as variações, com halteres ou barra, inclinado, declinado ou reto, auxiliam diretamente no desenvolvimento do peitoral e outros músculos secundários.
6º movimento –
Seja com barra ou com halteres, as remadas são muito importantes para trabalhar a parte superior das costas.