Quem é que nunca sentiu aquele leve ardor na orelha, que atire a primeira pedra. Pois é, difícil de encontrar uma pessoa que nunca teve essa sensação. Você sabe o motivo dessa sensação? Os avós tem o hábito de falar que quando a orelha está queimando, ardendo, é sinal de que tem alguém falando de nós.
Mas será que isso é verdade?
Àqueles que são supersticiosos garantem que sim, mas para os médicos isso acontece quando um vaso sanguíneo se dilata para melhorar circulação e acaba provocando a tal “queimação“. Os supersticiosos acreditam que se alguém estiver falando bem de você, a sua orelha direita tende a “arder“, mas se a orelha esquerda “arder” é sinal de que alguém está falando mal de você.
E se por acaso as duas estiverem queimando pode ser que alguém esteja no meio de um impasse, devido a personalidade de alguém ser duvidosa. Segundo a crença popular, basta jogar a chinela ou sapato que se esta usando para traz para saber a real resposta de quem esta falando. Outra forma de conter a “queimação“, perante a superstição, em alguma das orelhas, é mordendo a manga da blusa.
A arte de benzer é mais uma superstição, nela a benzedeira faz um pequeno ritual com um pedaço de galho de folhas e reza o pai nosso em algumas situações. Segundo elas, ajuda afastar o olho gordo e até mesmo o azar.
Bom, quando a sua orelha estiver ardendo faça o teste, quem sabe não funciona e você se surpreende.