A grande maioria dos distúrbios menstruais causam alterações notórias na quantidade, duração ou na frequência do fluxo menstrual e do ciclo menstrual. Quando o fluxo menstrual se torna escasso, o desequilíbrio menstrual pode estar relacionado a alterações hormonais.
Essa alteração hormonal comumente é denominada como Hipomenorréia, e se caracteriza causando contrações do miométrio, e tornando o fluxo menstrual significativamente escasso.
A Hipomenorréia também pode causar uma alteração visível na coloração do sangue menstrual. Embora a causa mais provável que ocasiona a diminuição do fluxo menstrual, e da coloração do mesmo seja a Hipomenorréia, outros fatores também podem estar relacionados a alteração do fluxo e do ciclo menstrual.
Portanto, é importante procurar atendimento e orientação em um médico ginecologista, pois o mesmo diagnosticará a causa da escassez do fluxo menstrual e a alteração da coloração do mesmo e se caso for necessário o mesmo indicará o tipo de tratamento mais adequado.
Outros fatores que podem ocasionar alterações na quantidade, duração ou na frequência do fluxo menstrual e do ciclo menstrual são os seguintes:
- Miomas;
- Hipotireoidismo;
- Patologias dos rins;
- Patologias do fígado;
- Lesões do colo do útero;
- Uso de hormônios injetáveis;
- Uso de hormônios orais;
- Uso de medicamentos coagulantes;
- Alterações celulares na região uterina.